Menu principal
 

*Atualizado em: 13 de dezembro de 2023, às 16h21.

Fluxo do processo

Monitoria – Ensino Técnico

Resolução nº 14/2019 – Consuper – Confira aqui

Regulamento do Programa de Monitoria do Instituto Federal Catarinense – Confira aqui

O que é Monitoria?

A monitoria tem a finalidade de fortalecer a articulação entre teoria e prática e a integração curricular em seus diferentes aspectos, assim como promover a cooperação mútua entre discentes, técnico-administrativos com formação na área da monitoria e docentes e permitir ao estudante a experiência com as atividades técnico-didáticas.

A monitoria é entendida como instrumento para melhoria do ensino nos cursos técnicos e de graduação e será ligada diretamente à coordenação de cada nível correspondente.

O programa de monitorias pode ser realizado em duas categorias:

I – Monitoria remunerada por bolsa, preferencialmente; 

II – Monitoria não remunerada ou voluntária.

São proponentes dos Projetos de Monitoria, os docentes vinculados a uma coordenação de curso e que estejam ministrando/atuando nas disciplinas, componentes curriculares ou áreas de conhecimento, objeto da monitoria, doravante denominado professor-orientador. Os projetos de monitoria poderão contar com professores colaboradores voluntários.

Cada projeto de Monitoria pode atender disciplina, componente curricular ou área de conhecimento.

Confira o fluxo das Monitorias (clique na imagem para ampliá-la):

Ou se preferir, leia abaixo:

PassoSetorProcedimento
1 Comitê de EnsinoO campus elabora edital para a seleção das propostas, conforme a necessidade e disponibilidade de recursos do campus. Os critérios para seleção, avaliação e demais procedimentos para seleção das propostas serão definidas no respectivo edital.
2DocenteO Coordenador do Projeto de Monitoria deverá pleitear o oferecimento da Monitoria, mediante requerimento e apresentação do Plano de Monitoria de acordo com o Edital de seleção das Propostas para inscrição e seleção de Planos de Monitoria, os quais serão avaliados junto ao Comitê de Ensino. O plano de Monitoria deverá conter a ciência da coordenação de curso, antes do encaminhamento ao Comitê de Ensino.
3Comitê de EnsinoAnalisa os planos de monitoria e publica a lista dos planos aprovados
4Docente / Comitê de Ensino A partir da seleção das propostas aprovadas pelo Comitê de Ensino, o campus – em conjunto com o professor-monitor – devem elaborar e divulgar o edital de seleção dos estudantes-monitores. O processo de seleção de candidatos ao Programa de Monitoria será realizado mediante a publicação de Editais. O edital deverá explicitar a forma de seleção (prova, análise curricular, análise do histórico escolar, entrevista, etc.), bem como o valor ou conceito do item avaliado e critérios de desempate
5EstudanteO estudante interessado em participar da seleção para as vagas de Atividades de Monitoria deve requerer sua inscrição Edital de seleção dos estudantes-monitores
6Docente/CGETO processo de seleção dos candidatos será Coordenado CGET e conduzido pelo professor responsável pela monitoria
7Comitê de EnsinoA coordenação, acompanhamento, avaliação e fiscalização do programa de monitoria serão realizados pelo Comitê de Ensino.
8Docente /  EstudanteAo final do projeto, nos termos do cronograma, deverá ser encaminhado ao Comitê de Ensino, a ficha de acompanhamento semanal do monitor e a ficha de frequência dos alunos na monitoria e o relatório completo.É recomendado que o projeto de monitoria tenha, no mínimo, um produto acadêmico decorrente de seu desenvolvimento.
9Docente / Comitê de Ensino / RACI / Assessoria de EnsinoO certificado de conclusão de participação nas atividades será emitido pelo setor de certificação vinculado à Coordenação de Registro Escolar do Campus para monitores que tenham cumprido todas as atividades de monitoria. Para os demais, desde que tenham cumprido no mínimo 50% da carga horária prevista para a monitoria, serão conferidas declarações de participação, emitidas pela Assessoria de Ensino.

Observação – Monitoria do ensino superior:

– Edital é lançado pela Reitoria;

– Avaliação, classificação e pagamento de bolsas são realizados no IFC – Campus Camboriú.