IFC debate importância social do cão-guia

terça-feira, 5 de maio de 2015

matéria Dia Cão-guia 2015No dia 29/04, o Instituto Federal Catarinense (IFC) – Câmpus Camboriú sediou o debate sobre o “Cão-guia no contexto atual”. O evento, em comemoração ao dia internacional de cães-guia, reuniu autoridades do IFC, alunos do Projeto, usuários de cães-guia e entidades representativas das pessoas com deficiência.
Para abrir a discussão, o reitor do IFC, Francisco José Montório Sobral, ressaltou o pioneirismo do câmpus Camboriú ao criar o primeiro curso da América Latina de pós-graduação, em nível de especialização, de Treinador e Instrutor de Cães-guia. O diretor-geral do câmpus, Rogério Luís Kerber, concordou com o reitor e afirmou ser “desafiador fazer parte da condução de um projeto complexo e com grande responsabilidade social”.
Na oportunidade, os usuários de cães-guia, Felipe e Gabriel, relataram as experiências com os cães e a transformação que a tecnologia assistiva causou em suas vidas. O coordenador do curso, Paulo Ricardo Garcia Martins, relembrou que o Centro de Formação já entregou seis cães, sendo cinco em efetivo trabalho. “Ainda vamos formar nove duplas para finalizar o edital e já temos a previsão de um novo para agosto. Gostaria de destacar também a presença do diretor de bem estar animal da Prefeitura de Blumenau, Eliomar Russi, que mediou toda ação de liberação e acompanhamento do treinamento das duplas em Blumenau, junto à Secretaria de Transporte (Seterb) para conscientização no transporte coletivo e da população blumenauense”, afirmou.
O coordenador ressaltou que, para o segundo semestre deste ano, será aberta uma nova turma de alunos para o curso de Treinador e Instrutor de Cães-guia. “Serão ofertadas 10 vagas, sendo 9 para os Centros de Formação dos outros Institutos Federais (IFs) e uma para o Uruguai”, finalizou.
Confira mais fotos do evento aqui.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - Campus Camboriú
Rua: Joaquim Garcia, s/c - CEP 88340-055 - Camboriú - SC - Fone: (47) 2104-0800 - E-mail: gabinete.camboriu@ifc.edu.br