IFC Camboriú sedia II Encontro nacional de usuários de cães-guia

quarta-feira, 24 de abril de 2024

Nos dias 03 e 04/05, o Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú, em parceria com a União Nacional dos Usuários de Cães-guia (UNUCG) e a escola de cães-guia Helen Keller, promovem o II Encontro Nacional de usuários de cães-guia. O evento é aberto ao público, gratuito e tem como objetivo reunir a comunidade para dialogar a respeito dos direitos da pessoa com deficiência visual e a utilização dos cães-guia como uma tecnologia assistiva.

De acordo com o coordenador do Centro de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-guia do IFC, Rogério Luís Kerber, o Encontro é resultado de uma ação proposta pela Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, para demonstrar o trabalho desenvolvido pelo Centro e possibilitar um espaço para discussão de políticas públicas que possibilitem às pessoas com deficiência visual viverem com maior autonomia e independência. “Além das palestras com entidades da área, teremos a entrega de quatro cães-guia, formados pelo IFC”, destacou Rogério.

Para participar do evento, o interessado deverá fazer a inscrição gratuita pelo link: clique aqui

O II Encontro terá transmissão ao vivo pelo canal do IFC, na plataforma Youtube. Para assistir, basta acessar aos links abaixo:

Dia 03/05: clique aqui

Dia 04/05: clique aqui

Confira a programação completa:

Local: auditório nobre do IFC Camboriú

03/05 – Sexta-feira

19h – 20h: Solenidade de abertura

20h – 21h: Cerimônia de entrega dos cães-guia para as duplas formadas pelo Centro de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-guia e Inclusão do IFC.

04/05 – Sábado

8h: Credenciamento

8h30 – 10h: Palestra 1 – Diálogo entre instituições que trabalham com cães-guia no Brasil e a Federação Internacional de Cães-guia – IGDF.
Palestrantes: Instituições participantes (IF, HK, Admax, UNUCG)
Palestrante: Representante IGDF
Mediador: Leonardo Goulart

10h – 10h30 – Coffee break

10h30 – 12h – Palestra 2 – Reformulação do Decreto 5.904/2006 – Reflexões a respeito dos direitos e deveres.

Palestrante: Rafael da Mota Mendonça (on line)

Palestrante: Maria Vilella UNUCG

Palestra: Ricardo Skrebsky

Mediador: Anna Cristine (Helen Keller)

14h – 15h30: Palestra 3 – Aposentadoria e reposição de cães-guia: aspectos técnicos, psicológicos e emocionais.

Palestrante: Diego Castro (psicanalista)

Palestrante: Vanessa (Fundappas)

Palestrante: Flávio Duarte

Palestrante: Mediador: Luana Tillmann

15h30 – 16h – Coffee Break

16h – 17h30 –

Palestra 4: Cuidados veterinários: principais patologias e lesões que acometem cães-guia.

Palestrante: André Sturion

Palestrante: Rosângela Carvalho

Palestrante: Rita Schwaner

Mediador: Brunno Naves

17h30 – 18h: Considerações finais; leitura da carta do “II Encontro Nacional de Usuários de Cães-guia”; Homenagem aos cães-guia aposentados e plantio da árvore.

* Descrição da imagem: fundo da imagem em verde e amarelo claro, com algumas patinhas de cães. Em primeiro plano está a logo do evento e logo abaixo a escrita II Encontro Nacional de Usuários de Cães-guia. Abaixo estão as logos das instituições responsáveis pela realização do evento.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - Campus Camboriú
Rua: Joaquim Garcia, s/c - CEP 88340-055 - Camboriú - SC - Fone: (47) 2104-0800 - E-mail: gabinete.camboriu@ifc.edu.br