IFC Camboriú PRORROGA inscrições para pessoas cegas interessadas em ter um cão-guia

quinta-feira, 25 de abril de 2024

O Instituto Federal Catarinense (IFC) está com as inscrições PRORROGADAS, até 26/04, para o processo seletivo para pessoas com deficiência visual interessadas em ter um cão-guia. Para participar do processo, o interessado deverá residir em Santa Catarina (SC), Paraná (PR) ou Rio Grande do Sul (RS) e estar inscrito no Cadastro nacional de candidatos à utilização de cães-guia (Chamada Pública SDH/PR 11/2014, publicada no DOU de 06 de agosto de 2014) ou no Cadastro regional Sul (Chamada pública 107/2018, do Instituto Federal Catarinense).

A formação de duplas será realizada pelo Centro de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-guia e Inclusão do IFC – Campus Camboriú. A destinação de cães às pessoas selecionadas integra a demanda pedagógica dos alunos do curso de Treinador e instrutor de cães-guia, existente no IFC Camboriú. Até o momento, o IFC já realizou 44 entregas de cães-guia para a comunidade cega.

Inscrições

As inscrições para o processo seletivo são gratuitas e feitas exclusivamente on-line, por meio do link disponível em: https://bit.ly/inscricaousuariocaoguia

O Centro não garante o cronograma e quantitativo de cães disponíveis, pois a graduação como cão-guia depende de critérios técnicos, de aptidão natural e física.

Como será feita a seleção

A seleção das pessoas com deficiência visual será realizada pela Comissão Técnica Interdisciplinar de servidores do IFC, com base nos critérios a seguir:

Etapa 1

• Apresentação de informações e documentos dos candidatos (carteira de identidade e CPF; comprovante de endereço, comprovante de idade ou emancipação; declaração de condições financeiras; atestado de saúde e aptidão física; laudo médico; vídeo de orientação e mobilidade);
  • O candidato deverá residir na região em que se inscreveu há pelo menos um ano;
  • Idade mínima de 18 anos ou 16 emancipado;
  • Ter condições financeiras para arcar com os custos de manutenção do cão (alimentação, saúde, bem-estar e segurança);
  • Apresentar atestado de saúde e aptidão física;
  • O candidato deverá apresentar laudo atestando deficiência visual (cegueira ou baixa visão);
  • O candidato deverá enviar um vídeo para comprovar ter orientação e mobilidade, ou seja, ter a capacidade de deslocamento de forma independente, sem o auxílio de guia vidente. A gravação deverá seguir os critérios estabelecidos no edital;
  • Declaração de disponibilidade de tempo para ficar hospedado no alojamento do IFC, com custos por conta do candidato, exceto as despesas de alojamento.

Etapa 2

Após cumpridos os critérios acima, o candidato avançará para a etapa 2, composta por entrevista avaliativa on-line, com a Comissão Técnica Interdisciplinar. Em caso de necessidade, a Comissão poderá realizar visita domiciliar para entrevista presencial dos candidatos aprovados.

Etapa 3

Os aprovados nas etapas anteriores irão realizar o “Curso de formação de dupla”. Durante o curso, o candidato deverá ficar hospedado no Centro de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-guia e Inclusão, localizado no Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú.

Durante o período de, aproximadamente, 30 dias, o candidato e o cão farão o curso de formação, acompanhados pelos treinadores e instrutores de cães-guia do IFC.

Para saber mais sobre o processo seletivo, confira o edital em: https://bit.ly/ifccaoguia

Dúvidas? Entre em contato por e-mail com: ctcaesguia.camboriu@ifc.edu.br

#pratodosverem: imagem com foto de cão-guia com pelagem bege. O cão está com coleira e, ao fundo, está uma praia. Na imagem está escrito o seguinte: Edital. Seleção de candidatos a usuários de cães-guia. Inscrições até 19/04. No canto inferior direito está a logo do IFC Camboriú.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - Campus Camboriú
Rua: Joaquim Garcia, s/c - CEP 88340-055 - Camboriú - SC - Fone: (47) 2104-0800 - E-mail: gabinete.camboriu@ifc.edu.br