Seminário de Proteção e Defesa Civil debate estratégia de redução de riscos e desastres

quinta-feira, 23 de maio de 2019

SeminárioA Secretaria de Estado da Defesa Civil (SDC) promove, nos dias 30 e 31 de maio, o Seminário de Proteção e Defesa Civil: Incêndios Florestais, Barragens e Inteligência como estratégia em Redução de Riscos e Desastres (RRD). O evento será realizado no auditório C da UNISUL, Campus Pedra Branca, em Palhoça. O principal objetivo é debater o grau de impacto das mudanças climáticas no desencadeamento de desastres, tais como as estiagens, incêndios florestais e eventos intensos pluviométricos associados a rompimentos de barragens. Da mesma forma a importância da adoção de práticas de inteligência e segurança que minimizem os efeitos, dinâmicas socioeconômicas e a vulnerabilidade social dos eventos citados.
Durante o seminário serão realizados debates e a exposição de cases, práticas e lições Aprendidas. O evento é realizado em parceria com as organizações que integram o Comitê Técnico Científico como a SDC, a Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Instituto Federal Catarinense (IFC), Instituto Federal de Santa Catarina( IFSC),  Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Associação Brasileira de Pesquisa Científica, Tecnológica e Inovação em Redução de Riscos e Desastres (ABPRRD).
A iniciativa é destinada aos acadêmicos, professores, pesquisadores, agentes de defesa civil, bombeiros, policiais, voluntários, e todos os interessados pela temática de redução de risco.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas online (aqui) até o dia 28/05.
Confira aqui a programação completa do evento.
Confira alguns dos palestrantes previstos para participar do Seminário:
Venisse Schossler: Doutora em Geociências, pesquisadora associada ao Instituto Nacional da Ciência e Tecnologia da Criosfera, Centro Polar e Climático da UFRGS.
Emanuel Renato Sousa de Oliveira: Mestrado em Master of Science in Technology-enhanced Forest Fi pela Universidad Politécnica de Madrid(2015).
Fillipe Tamiozzo P. Torres: Pós-doutorado em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Viçosa.
José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra: Doutor em Ciência Política/Relações Internacionais pela Universidade de Sophia e Universidade Nova da Bulgária.
Alberto de Sampaio Ferraz Jardim Sayão: Doutorado em Engenharia Geotécnica na University of  British Columbia, Canadá (1989). Professor associado da PUC-RIO e secretário Geral da ANE – Academia Nacional de Engenharia.
Evandro Moraes da Gama: Doutorado em Mecanique Des Roches Geologie de L Ingenieur – Institut  National e Polytechnique de Lorraine Nancy (1986). (2016) Professor Titular do Curso de Graduação e Pós-graduação em Engenharia de Minas da UFMG.
Cel. RR CBMSC João Batista Cordeiro Júnior: Secretário de Estado da Defesa Civil.
Cel. Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior: Comandante da Polícia Militar de Santa Catarina.

* Texto e imagem: Unisul

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - Campus Camboriú
Rua: Joaquim Garcia, s/c - CEP 88340-055 - Camboriú - SC - Fone: (47) 2104-0800 - E-mail: gabinete.camboriu@ifc.edu.br