Haitianos iniciam curso de língua portuguesa no IFC Camboriú

terça-feira, 14 de junho de 2016

siteO curso de língua portuguesa para haitianos, ofertado pelo Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú, trouxe um novo horizonte para os 39 imigrantes residentes na região. Louis Ceveccant, 26 anos, eletricista, demonstra em seu olhar a esperança de quem saiu de uma terra distante para lutar pela dignidade e pela construção de uma nova história em nosso país. “Com o curso do IFC, espero ter um futuro melhor no Brasil e quero que todos os haitianos também tenham, pois deixamos o Haiti para termos uma oportunidade de vida aqui”, contou Louis, que está há cinco anos no Brasil e vê a língua portuguesa como a principal barreira para ainda não ter um emprego fixo.
Entre os 39 novos alunos, mais da metade está sem trabalho e poucos entendem a nossa língua. Alguns falam apenas o crioulo haitiano, outros falam francês e compreendem também inglês. No entanto, a vontade de aprender transparece em cada um e facilitará o processo de ensino-aprendizagem. “Ensinaremos aos alunos de forma contextualizada, de acordo com as suas necessidades cotidianas e com a utilização de inferências audiovisual, lingual e de tarefas. O método será baseado no ensino de língua estrangeira, por isso, unimos professoras de língua portuguesa e inglês/espanhol”, explicaram as docentes Lívia da Silva Perenha Vetter, Luciana Colussi e Flávia Walter.
A iniciativa do curso é parte do projeto de extensão “Inclusão pelo Português: curso de Língua Portuguesa para os imigrantes haitianos na perspectiva da interculturalidade”, desenvolvido pelo aluno de Licenciatura em Pedagogia, Sérgio Feldemann de Quadros, sob a coordenação/orientação da professora Silvia Simões e orientação dos docentes, Roberta Raquel e Reinaldo Matias Fleuri.
De acordo com a coordenadora do projeto, o curso cumpre o papel dos Institutos Federais (IFs) ao representar uma demanda social e de inclusão. “Vamos atuar em uma perspectiva inclusiva, já que boa parte dos alunos ainda está desempregada. Neste primeiro momento, contribuiremos com a comunicação e, posteriormente, verificaremos a necessidade de outra formação”, destacou Silvia.
As aulas do curso “Inclusão pelo Português” iniciaram em maio e são ministradas às terças e às quartas-feiras, das 19h às 21h, no campus Camboriú. O projeto conta com o apoio dos bolsistas de Licenciatura em Pedagogia: Gabriel Moura Brasil, Helen Parnes Miranda, Karoline Arruda e Sergio Feldemann de Quadros.
Confira aqui mais fotos.
Oportunidades para os alunos
As empresas que tiverem oportunidades de emprego para oferecer aos estudantes podem enviar um e-mail com a descrição da vaga e requisitos profissionais para comunicacao@ifc-camboriu.edu.br . As vagas serão repassadas para a coordenação do projeto.