IFC estuda criação de Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos

quarta-feira, 25 de junho de 2014

ComissãoO Instituto Federal Catarinense (IFC) abriu o debate para o processo de constituição de um Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEPSH), próprio da instituição.

Atualmente, as pesquisas desenvolvidas em seres humanos são encaminhadas, via Plataforma Brasil, para os Comitês de outras Instituições de Ensino Superior (IES).
De acordo com a coordenadora da Comissão responsável pela criação do CEPSH, Michele Arend, o Comitê atenderá todas as demandas relacionadas à pesquisa envolvendo seres humanos, de todos os câmpus do IFC e de outras IES que não tenham CEP constituído.
O Comitê visa garantir o respeito ao participante da pesquisa em sua dignidade e autonomia. “O CEPSH tem como objetivo verificar a relevância social da pesquisa, comprometendo-se com o máximo de benefícios e o mínimo de danos e riscos para os seres humanos”, ressaltaram – a coordenadora, Michele Arend, e a integrante da comissão, Isadora Balsini Lucio.
A constituição do CEPSH atende também as exigências da Resolução 070/2013, do Conselho Superior (Consuper), sobre a responsabilidade do pesquisador coordenador do projeto em obter as autorizações exigidas por lei.