Alunos do IFC Camboriú recebem convite para apresentar trabalho em Los Angeles

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

siteA Beatriz Faga e o Daniel Caldas de Oliveira, alunos do curso técnico em Controle ambiental, do Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú, têm motivos para entrar em 2017 com o pique renovado para os estudos. É que os dois, junto com os orientadores Joeci Ricardo Godoi e Leonardo Hoinaski, embarcam em maio para Los Angeles, nos Estados Unidos, para apresentar o trabalho “Avaliação da qualidade do ar da cidade de Camboriú quanto à concentração de  material particulado inalável”.
O grupo ficou entre os nove trabalhos selecionados na Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia (Mostratec) para participar da Feira Internacional de Ciências e Engenharia da Intel (ISEF), em Los Angeles. Com a surpresa do convite, Beatriz e Daniel aguardam ansiosamente pela viagem. “Ficamos muito felizes com a seleção. Vai ser uma experiência acadêmica e pessoal muito boa”, disseram. Orgulhoso, o professor Leonardo Hoinaski ressalta a oportunidade como uma fonte de motivação para os alunos estudarem cada vez mais.
Para a realizar o trabalho, os estudantes analisaram durante quatro meses a coleta de material particulado inalável na cidade de Camboriú. De acordo com Beatriz, o material particulado é um dos principais poluentes atmosféricos e é extremamente prejudicial à saúde. “Com o estudo, conseguimos descobrir que, de forma geral, a maioria das concentrações encontradas não ultrapassam o limite de qualidade do ar, recomendados pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a curto prazo. Para o evento em Los Angeles, o grupo pretende ampliar o estudo e vai realizar as coletas até janeiro de 2017.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - Campus Camboriú
Rua: Joaquim Garcia, s/c - CEP 88340-055 - Camboriú - SC - Fone: (47) 2104-0800 - E-mail: gabinete.camboriu@ifc.edu.br