Participe da doação de sangue no IFC Camboriú

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

doe sangueNesta quinta-feira (28/08), um ponto móvel do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) será instalado ao lado da Biblioteca do Instituto Federal Catarinense (IFC) – Câmpus Camboriú para a realização da coleta de sangue dos servidores, terceirizados e alunos interessados em fazer a doação.
Serão realizadas 50 coletas no período da manhã (das 8h às 11h30) e mais 50 à tarde, das 13h30 às 16h30.
A ação é uma realização do Hemosc, em parceria com a Coordenação Geral de Assistência ao Educando (CGAE) e Núcleo de Atendimento as Pessoas com Necessidades Especiais (Napne).
Saiba se você pode doar sangue:
Para doar, você precisa:
• Ter idade entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias;
• Doadores com idade de 16 e 17 anos de idade, são aceitos para doação mediante a presença e autorização formal dos pais e/ou responsável legal;
• O limite de idade para primeira doação é de 60 anos;
• O candidato à doação deve estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo;
• Pesar acima de 50 kg (com desconto de vestimentas);
• Apresentar documento de identidade com foto, emitido por órgão oficial: RG., carteira profissional, carteira de motorista, etc.
• Ter repousado bem na noite antes da doação;
• Evitar o jejum. Fazer refeições leves e não gordurosas, nas 4 horas que antecedem a doação;
• Evitar uso de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas;
• Evitar vir acompanhado com crianças, sem acompanhantes.
Não pode doar sangue se:
• Fez cirurgia recentemente (inclusive implante);
• Estiver em jejum prolongado ou ingeriu alimentos gordurosos nas últimas 4 horas;
• Tomou bebida alcoólica há menos de 12 horas;
• Fez endoscopia nos últimos 6 meses;
• Fez tatuagem ou colocou piercing nos últimos 6 meses;
• Teve gripe ou febre nos últimos 7 dias;
• Teve hepatite viral após 11 anos de idade;
• Estiver grávida ou amamentando;
• Usa determinados medicamentos/drogas;
• Teve contato sexual com múltiplos parceiros nos últimos 12 meses;
• Não tiver dormido pelo menos 6 horas na noite anterior à doação;
• Fez tratamento dentário sem anestesia nos últimos 3 dias ou com anestesia nos últimos 7 dias.
Clique aqui para mais informações sobre doação de sangue.