Alunos do campus participam de Mostra Internacional

quarta-feira, 14 de novembro de 2018

IMG_1040Os estudantes Luan César Rosa e Arthur Pedro Steil, do curso Técnico em Agropecuária, representaram o Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), em Novo Hamburgo/RS. Cadastrados no evento pela Feira de Iniciação Científica e Extensão (FICE), os alunos apresentaram o trabalho: “Flutuação populacional da broca-do-rizoma em duas cultivares de bananeiras nas condições de Camboriú/SC”, orientados pelo professor Edson João Mariot.
Luan e Arthur ficaram orgulhosos em representar o IFC Camboriú na Mostratec. “Esta é a primeira vez que apresentamos um trabalho em um evento internacional. Ficamos muito felizes com a conquista”, destacaram. Os estudantes também destacaram a oportunidade de conhecer projetos, pessoas e culturas de outros países. “Ficamos motivados a produzir mais trabalhos. Percebemos também que a maioria dos estudantes só têm contato com a parte científica durante a faculdade, diferente de nós aqui no IFC”, ressaltaram.
Sobre o projeto:
Para realizar o trabalho, os alunos e professor monitoraram, por um ano, duas áreas de cultivo de bananais de diferentes variedades, a caturra e a prata anã (nomes populares). O objetivo da pesquisa era verificar qual a época do ano e qual variedade sofre mais com os ataques da broca-do-rizoma. De acordo com os estudantes, o estudo identificou que o verão é a época de maior incidência e a banana caturra é a mais atacada.
Sobre a Mostratec:
A Mostratec é uma feira de ciência e tecnologia realizada anualmente pela Fundação Liberato, na cidade de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brasil. Destina-se a apresentação de projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento humano, realizados por jovens cientistas do ensino médio e da educação profissional técnica de nível médio.
A Mostratec conta com a participação de 640 projetos de pesquisa 420 da Mostratec + 220 da Mostratec Júnior), do Brasil e de vários países, além de eventos integrados como: SIET- Seminário Internacional de Educação Tecnológica, Mostratec Júnior,  Robótica Educacional e atividades esportivas e culturais. (Informações: Mostratec)