Alunos do IFC Camboriú recebem menção honrosa em evento internacional

sexta-feira, 26 de maio de 2017

IMG-20170516-WA0002A cara de orgulho dos estudantes Beatriz Faga e o Daniel Caldas de Oliveira, do Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú, entrega a felicidade e o reconhecimento em participar da Feira Internacional de Ciência e Engenharia (Intel ISEF), realizada em Los Angeles, nos Estados Unidos. O evento reuniu, aproximadamente, 1.800 jovens cientistas de 78 países, entre eles, 29 estudantes brasileiros e somente dois projetos catarinenses. E não foi só representar o país e o Estado em uma feira internacional (o que não é pouco também!) que deixou essa galera feliz da vida. Com o apoio dos orientadores, Joeci Ricardo Godoi, Leonardo Hoinaski e Letícia Flohr, eles ainda receberam uma menção honrosa da Sociedade Americana de Meteorologia pela importância e qualidade do trabalho desenvolvido no campus.
Com o projeto “Avaliação da qualidade do ar da cidade de Camboriú quanto à concentração de material particulado inalável”, o grupo conseguiu ficar entre os 18 trabalhos nacionais que embarcaram para Los Angeles para participar da Intel ISEF. “Essa é a maior feira do mundo nesse segmento. Nós estamos muito felizes em ter participado e conhecido pessoas de diferentes países”, destacaram Beatriz e Daniel.
Com a empolgação nos olhos, Beatriz afirmou que todos os que participam do evento já se sentem vencedores. “Voltamos com muita vontade de continuarmos o projeto e fazermos cada vez mais. Participar da Feira foi uma experiência muito boa, pois é interessante trazermos essas informações para o nosso país. Podemos não ser tão desenvolvidos quanto alguns deles, mas temos capacidade de ir além”, ressaltou. O orientador, Joeci Ricardo Godoi, também destacou a qualidade dos projetos vistos no evento e percebeu que é possível aplicar vários deles aqui. “Os trabalhos desenvolvidos aqui são muito bons e foi muito importante para percebermos que, com dedicação, temos chances de participar de grandes feiras como esta”, finalizou.
Sobre o projeto
Com a volta da feira, os alunos pretendem dar continuidade ao projeto e aproveitar as dicas recebidas pelos avaliadores durante a Intel ISEF. “Agora pretendemos fazer uma análise estatística sobre a correlação entre a concentração de poluentes no ar e o número de internações hospitalares por problemas respiratórios cardiovasculares”, contaram os estudantes. De acordo com Beatriz, já existe essa comprovação em outros locais, porém o grupo quer verificar se em Camboriú também é possível obter esse resultado.

* Crédito das imagens: Joeci Ricardo Godoi

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - Campus Camboriú
Rua: Joaquim Garcia, s/c - CEP 88340-055 - Camboriú - SC - Fone: (47) 2104-0800 - E-mail: gabinete.camboriu@ifc.edu.br