Menu principal
 

Atualizado em: 30 de outubro de 2023, às 17h55.

Sobre o Curso

O curso de Bacharel em Agronomia tem por objetivo formar Engenheiros Agrônomos com forte base técnico-científica e responsabilidade social. Esta formação deve vir acompanhada de princípios que promovam o respeito à fauna e à flora; a conservação e recuperação da qualidade do solo, do ar e da água; o uso tecnológico racional e manejo integrado e sustentável do ambiente; emprego de raciocínio reflexivo, crítico e criativo; atendimento às expectativas humanas e sociais no exercício da atividade profissional, além de compromisso permanente com a educação ambiental e a educação étnico-racial e de gênero.

Perfil do Egresso

Profissionais com sólida formação técnico-científica, aptos a absorver, promover, orientar e administrar a utilização racional e sustentável dos diversos componentes dos sistemas de produção, transformação e comercialização, em consonância com os preceitos de proteção ambiental, atendendo às necessidades sociais e humanas de acordo com suas mudanças no espaço e no tempo. Estes profissionais também devem estar aptos a atuar no planejamento, na orientação, na divulgação e supervisão de Hortas Caseiras; Pomares Domésticos; Planejamento de Áreas Verdes Públicas (Urbanismo); Parques e Jardins (Jardinagem e Paisagismo); Agroecologia; Plantas Medicinais; Produção de Alimentos Orgânicos; Vistoria, Avaliação e Perícias; Compostagem e Vermicompostagem; Legislação Ambiental e Gestão. 

O profissional formado deverá estar apto a compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidade, com relação aos problemas tecnológicos, socioeconômicos, gerenciais e organizacionais, bem como utilizar racionalmente os recursos disponíveis, além de conservar o equilíbrio do ambiente.

Área de Atuação

O exercício da profissão do Engenheiro Agrônomo é regulamentado pela lei 5.194 de 24 de dezembro de 1966. O Engenheiro Agrônomo é o profissional com formação eclética, capaz de promover o desenvolvimento do setor agropecuário brasileiro, por meio de uma atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas de ordem humanística, científica e tecnológica, postando-se eticamente, com visão global da agricultura, envolvendo aspectos culturais, políticos, sociais, ambientais e econômicos, dentro das atribuições que a legislação profissional lhe confere.

A área de atuação do egresso do Curso Superior de Agronomia é bastante ampla, podendo ele ter uma formação generalista ou especializada, e atuar em várias frentes como:

  • Áreas diversificadas da produção agropecuária, tanto em grandes propriedades quanto em estabelecimentos familiares, agroindústrias, empresas públicas e privadas do ramo agropecuário e prestadoras de assistência técnica;
  • Agente de serviços ou autônomo, prestando assessoria, projetando, coordenando, supervisionando e implantando projetos de produção, comercialização e financiamento agropecuário.
  • Atividades internas em unidades de produção até as atividades do ambiente urbano, incluindo as esferas do ensino, pesquisa e extensão;
  • Atuar em inúmeros campos do conhecimento tais como: mecânica, química, bioquímica, zootecnia, fisiologia e genética animal e vegetal, defesa sanitária, gestão, perícia, fiscalização, extensão e pesquisa, dentre outras;

Forma de ensino: Superior
Modalidade: Presencial
Período: Integral
Duração: 05 anos (10 semestres incluindo o estágio)
Carga horária total: 3935h
Escolaridade exigida: Ensino Médio Completo
Vagas anuais: 40
Forma de Ingresso: Forma de ingresso: O ingresso nos cursos superiores do IFC é realizado 50% pelo ENEM/SISU e 50% por meio do Vestibular Unificado (parceria com a UFSC e IFSC). Acompanhe aqui para saber mais sobre a forma de ingresso. O IFC também possui o edital de Cadastro de Reserva, que consiste em uma lista de classificação, da qual poderão ser convocados(as) candidatos(as) para preenchimento de vagas que surgirem, até um mês após o início das aulas, após esgotadas as chamadas via Sisu e Vestibular.

Projeto Pedagógico do curso 2020
  • Matriz curricular: confira
  • Projeto Pedagógico do Curso (PPC): confira
Projeto Pedagógico do curso 2023
  • Matriz curricular: confira
  • Projeto Pedagógico do Curso (PPC): confira

Confira aqui a composição do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso.

Confira aqui a composição do Colegiado do curso.

Confira aqui a Grade e corpo docente do curso.

Confira aqui a titulação e tempo de casa dos professores do IFC Camboriú (buscar pelo nome, pois na planilha estão listados todos da instituição)

Regulamento de estágio supervisionado: confira aqui

Regulamento dos trabalhos de curso: confira aqui

Coordenador: Allan Charles Mendes de Sousa
Coordenadora adjunta: Gisele Aparecida Vivan
Contato: agronomia.grad.camboriu@ifc.edu.br