Campus instala equipamento para medir poluição do ar

terça-feira, 29 de março de 2016

amostrador de partículasO projeto de pesquisa “Monitoramento da água de chuva e Material Particulado (MP) atmosférico”, desenvolvido por alunos do Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú, conta agora com o auxílio do Amostrador de Grandes Volumes (AGV-PM10) para medir a concentração de partículas de pó, poeira ou fuligem em suspensão na atmosfera. De acordo com o professor Leonardo Hoinaski, o equipamento possibilita verificar a presença de material particulado inalável no ar, sendo este um poluente que influencia diretamente na qualidade de vida e nos ecossistemas.
“A parcela mais grosseira do material particulado fica retida no nariz e na garganta, já a parte mais fina, conhecida como partículas inaláveis ou MP10 (Material Particulado com diâmetro aerodinâmico menor que 10 micrômetros) pode causar danos ao aparelho respiratório, provocando efeitos crônicos como doenças respiratórias, cardíacas e câncer. As pessoas que permanecem em locais muito poluídos por partículas inaláveis são mais vulneráveis a doenças de forma geral”, destacou o professor.
Sobre o equipamento
O AGV-PM10 foi cedido para o campus pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em um parceria com o Laboratório de Controle da Qualidade do Ar (LCQAr), supervisionado pelo professor Henrique de Melo Lisboa. Segundo Hoinaski, a parceria amplia a rede de monitoramento já implementado pela UFSC, em Florianópolis. “São poucos os locais que possuem esta medição. Até mesmo a Fundação do Meio Ambiente (FATMA) não o faz, sendo assim um procedimento importante que será realizado pelo IFC”, afirmou.
O equipamento foi instalado pelo professor Leonardo Hoinaski, com a colaboração do setor de infraestrutura do campus, do curso Técnico em Controle Ambiental, do Núcleo de Gestão Ambiental (NGA) e dos alunos da turma CA 15 (Victor Pinheiro, Beatriz Faga, Daniel Caldas de Oliveira, Murilo Guglielmetto Figueiredo, Luan Jorjan Alves e Laura Muller Valente).