Campus realiza I Semana Acadêmica das Licenciaturas

terça-feira, 18 de outubro de 2016

frenteDe 18 a 21/10, acontece a I Semana Acadêmica das Licenciaturas (Selic) no auditório nobre do Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú. A Semana, desenvolvida pelos acadêmicos e docentes dos cursos de Pedagogia e Matemática, é aberta ao público externo e tem como objetivo promover um espaço de discussão e reflexão dos conhecimentos das licenciaturas citadas, por meio de debates, minicursos, relatos de experiência e mesas-redondas.
O evento inicia dia 18/10, às 19h30, com a apresentação cultural, e segue com o cerimonial de abertura. A partir das 20h, os participantes conferem a primeira mesa-redonda da Semana, sobre o tema “Crítica e diversidade: desafios da docência na educação básica”, com os professores Emerson Rolkouski (Universidade Federal do Paraná), Luiz Antonio Zancanaro Junior (Universidade Federal de Santa Catarina) e Marival Coan (Instituto Federal de Santa Catarina – Florianópolis).
Para participar, basta fazer a inscrição no site https://licenciaturas.typeform.com/to/pXYI0Z ou chegar um pouco antes do início do evento para fazer o credenciamento.
Confira a programação completa:
Dia 18/10 (terça-feira)
Local: auditório
18h às 19h – Credenciamento.
19h às 19h30 – Coffee break.
19h30 às 19h45 – Apresentação cultural.
19h45 às 20h – Cerimonial de abertura.
20h – Mesa redonda: “Crítica e Diversidade: desafios da docência na educação básica”. (Prof. Dr. Emerson Rolkouski / UFPR; Prof. Me. Luiz Antonio Zancanaro Junior / UFSC; Prof. Dr. Marival Coan/ IFSC-Florianópolis).
Dia 19/10 (quarta-feira)
Local: auditório
19h às 19h30 – Documentários referentes as áreas de matemática e pedagogia.
19h30 às 20h50 – Relato de experiência dos acadêmicos: ensino, pesquisa e/ou extensão.
21h às 22h – Palestra: “Ensino, pesquisa e extensão: um estado permanente de aprendizagem, criatividade e inovação”. (Prof.ª Dr.ª Yára Christina Cesário Pereira / Univali).
Dia 20/10 (quinta-feira)
19h15 às 22h15:
Roda de conversa 1: “Atuação dos pedagogos (as) em espaços não escolares”.
Mediação: Prof.ª Dr.ª Silvia Simões (IFC-Camboriú), Karine Winter, (FUMTRAM-BC), Patrícia Debrassi (APAE-BC); Laudair Reis (Gestão da Política de Assistência Social-BC).
Local: auditório
Oficina 1: “Alfabetização cartográfica”. (Prof. Me. Odimar Lorenset (IFC-Cam). Local: bloco J, sala 101.
Oficina 2: “Fotografia na pesquisa e estágios acadêmicos”. (Prof. Esp. Gustavo Paulo Zonta – Univali). Local: bloco J, sala 102.
Oficina 3: “Brinquedos e jogos na organização do recreio orientado”. (acadêmicas: Luana Branco Manduca e Rosane Xavier Correa – Licenciatura em Pedagogia IFC-Camboriú). Local: bloco J, sala 103.
Oficina 4: “PIBID matemática campus Camboriú: propostas para a Educação Matemática no ensino fundamental”. (Prof.ª Me. Melissa Meier – IFC-Camboriú). Local: bloco J, sala 105.
Dia 21/10 (sexta-feira)
19h00 às 22h30:
Roda de conversa 2: “Pedagogia no contexto hospitalar”.
Mediação: Prof.ª Dr.ª Magali Dias de Souza (IFC – Cam). Prof.ª Carla Cassol, Prof.ª Claudia Telles) (HUG/Florianópolis). Local: bloco J, sala 101.
Roda de Conversa 3: “Leitura e infância nas vivências do PIBID – Pedagogia/IFC-Camboriú”.
Mediação: Prof.ª Me. Degelane Duarte e Prof. Esp. Nádia Nara de Souza. Local: bloco J, sala 102
Oficina 5: “Brinquedos e jogos na organização do recreio orientado”. (Acadêmicas Luana Manduca e Rosane Xavier Correa- Licenciatura em Pedagogia IFC-Camboriú). Local: bloco J, sala 103.
Oficina 6: “Jogos psicopedagógicos”. (Prof. Me. Odimar Lorenset – IFC-Camboriú). Local: bloco J, sala 104.
Minicurso: “Formas diferenciais aplicadas e algumas aplicações envolvendo integrais”. (Prof. Dr. Carlos Henrique dos Santos / UFPR). Local: bloco J, sala 105.