Menu principal
 

CGAE ministra oficina sobre “Motivação para os estudos”

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Naiara Chaves 3Você sabe qual é a sua motivação para estudar? A Coordenação Geral de Assistência ao Educando (CGAE) está desenvolvendo o projeto “Como estudar”, voltado aos alunos do ensino médio/técnico. De acordo com a assistente de alunos e uma das organizadoras do projeto, Naiara Aline Chaves Zat, a primeira oficina do projeto abordou o tema “Motivação para os estudos” e foi realizada com os calouros, logo no início das aulas.
No primeiro momento, os ministrantes do curso – servidores do CGAE – conduziram os alunos à reflexão sobre quais eram as motivações de cada um para estudar. “Logo após, debatemos o texto sobre a temática: “Motivação – estudar para quê?”. Os alunos então voltaram a enriquecer as suas fontes e foram desafiados a gravar um depoimento em vídeo e escrever uma carta para eles mesmos sobre as expectativas para este ano”, destacou Naiara. Ao final de 2015, os estudantes voltarão a abrir as cartas para verificar o andamento dos objetivos que foram lançados no papel.
O CGAE já está organizando o segundo módulo da oficina, que será voltado à organização, planejamento e dicas para o estudo. Ainda no primeiro semestre, os alunos dos segundos e terceiros anos do ensino médio/técnico também terão a oportunidade de participar do projeto.
Confira o texto “Motivação – estudar para quê?” 
Yane Domingues
Motivação – Estudar para quê?
Por: Naiara Aline Chaves Zat
Antes mesmo de saber como estudar, você precisa saber por que estudar. O que te motiva a isso? Se você não tem uma motivação para realizar algo, raramente conseguirá realizá-lo. Abaixo seguem 10 razões pra você pensar em organizar seu estudo agora no início do ano.
• Você estará mais preparado para a sua vida pessoal e profissional: primeiramente, é importante saber que o ambiente escolar é um ambiente de preparação para uma série de situações que você enfrentará na vida pessoal e profissional assim que concluir o ensino médio. Você conseguirá ter mais responsabilidade na escola se aprender a encarar o estudo como o seu trabalho. Na vida profissional, você enfrentará prazos, muitas vezes apertados, para entregar projetos, relatórios entre outras tarefas. Mesmo na vida pessoal, você precisará lidar com prazos necessários, como o pagamento de contas mensais, anuais, declaração de imposto de renda, inscrições etc. Quando você não cumpre um prazo, você acaba sempre perdendo tempo e dinheiro. A primeira motivação que você tem para estudar é aprender a se organizar e se preparar para a sua vida pessoal e profissional.
• Estudar é prazeroso: você pode até pensar que não, mas sim! Estudar é prazeroso para o nosso cérebro. Quando você está estudando, especialmente se é um estudo produtivo, o seu cérebro libera a serotonina, que é o hormônio da alegria e do prazer. Como qualquer outro músculo do nosso corpo, manter o cérebro ativo é o segredo da saúde mental, uma velhice saudável também é construída durante toda uma vida. Assuma o estudo como uma tarefa agradável.
• Boas notas: parece óbvio que quem estuda tem notas melhores, mas pense nas consequências positivas de ser um aluno com notas boas, você não precisa encarar o exame no final do ano, o que faz com que ganhe pelo menos duas semanas a mais de férias, te poupa também das provas de recuperação. É uma grande economia de tempo. Além disso, boas notas podem te ajudar num processo seletivo para o ingresso na universidade ou participação em projetos dentro da instituição.
• Orgulho e satisfação da família e dos professores: você, melhor que ninguém, sabe de todos os sacrifícios que seus pais fazem por você e pela sua educação, os pais geralmente abrem mão de uma série de sonhos e desejos pessoais em favor dos seus filhos, uma motivação para você estudar é retribuir toda a dedicação que eles têm por você, além de fazê-los felizes em verem o seu desenvolvimento e suas realizações. Têm também os professores, você não pode imaginar o trabalho que dá preparar um plano de ensino, elaborar e corrigir provas e trabalhos, dar aula, participar de reuniões e fechar diários de classe para centenas de alunos. O professor não se importará em fazer todas essas coisas se ele ver que todo o trabalho dele valeu a pena e você conseguiu atingir seu objetivo de aprender um determinado conteúdo. Faça valer o trabalho dos seus pais e professores e execute com excelência a sua tarefa de estudar. Dê a eles orgulho e satisfação.
• Boa preparação para provas como o Enem e o vestibular: é preciso realizar um bom ensino médio durante os três anos para que você faça o Enem e o vestibular de uma forma satisfatória e consiga entrar na faculdade dos seus sonhos, especialmente se for um curso concorrido. O nível de competição é altíssimo nesse tipo de prova. Se você conseguir organizar bem o seu estudo durante todo o ensino médio, fará essas provas com tranquilidade e conseguirá os resultados esperados.
• Cursar o ensino superior de forma tranquila: Assim como o ensino fundamental foi uma preparação para o ensino médio, o ensino médio também será uma preparação para o ensino superior. Muitos alunos conseguem entrar na universidade, mas têm muita dificuldade em lidar com o grande volume de textos para ler, em apresentar trabalhos em público, bem como também têm muita dificuldade em elaborar textos. Alguns não conseguem concluir e desistem, outros se formam “meia-boca” e vão também para o mercado de trabalho como um profissional “meia-boca”. Estudar bem durante o ensino médio é uma forma de garantir que você cursará o ensino superior de forma tranquila, executando todos os tipos de tarefa com eficiência e se formar como um bom profissional para o mercado de trabalho.
• Ser um profissional que contribui para o desenvolvimento da sociedade: agora vamos imaginar que você já passou por todas as etapas e é um profissional já no exercício da sua atividade, qual a sua motivação por ter estudado tanto? A sua principal motivação aqui são as contribuições que você poderá oferecer a sociedade em que você vive. Você irá alimentar as pessoas como um profissional da agropecuária, você irá trabalhar com uma série de recursos tecnológicos que facilitarão a vida das pessoas como um profissional da informática, você fará com que as pessoas aproveitem da melhor forma as suas férias e momentos de lazer, como um profissional do turismo e também fará com que a sociedade se desenvolva de forma sustentável, contribuindo com a vida no planeta, como um profissional do controle ambiental. Independentemente da área que você seguir, até mesmo em áreas diferentes dessas, uma das motivações que você tem pra estudar é justamente as inúmeras possibilidades de contribuir para a melhoria das vidas das pessoas.
• Melhor relacionamento com as pessoas: você será capaz de se relacionar melhor com as pessoas a sua volta, pois conseguirá expressar melhor os seus sentimentos, ideias e opiniões, além disso, uma pessoa inteligente é uma pessoa interessante, que as pessoas querem estar perto.
• Satisfação pessoal: a satisfação pessoal é uma das maiores motivações para estudar, você poderá viajar, conhecer outras culturas e falar outros idiomas, pode ter uma maior segurança financeira, além de se sentir feliz por supera-se e atingir novas metas.
• Capacidade de compreender o mundo em que se vive: esta deve ser a principal motivação para estudar, compreender o mundo em que se vive, a política e o contexto histórico no qual você está inserido e como isso influencia na sua vida. Compreender as diferentes culturas e ser tolerante com as diferenças e, por consequência, entender a si mesmo e a ser mais humano. Além também de ser capaz de pensar com a sua própria cabeça e evitar que as pessoas te manipulem.ssoal é uma das maiores motivações para estudar, você poderá viajar, conhecer outras culturas e falar outros idiomas, pode ter uma maior segurança financeira, além de se sentir feliz por supera-se e atingir novas metas.
Lembre-se sempre: nunca ninguém irá dizer que se arrependeu de ter estudado. Venha para a escola com alegria e entusiasmo. Tudo depende do seu olhar, ou seja, da forma como você decide enxergar os estudos. Você pode vê-lo com uma grande oportunidade de evoluir em todos os aspectos da sua vida.
Crédito das fotos: Angélica Pimenta, Naiara Aline Chaves Zat e Yane Domingues.