Menu principal
 

Clube de Astronomia do campus convida comunidade para atividades de observação do céu

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

DSCN1886 (1)Quem não gosta de contemplar a beleza do céu? Olhar as estrelas, o brilho da Lua… Aqui no Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú, os alunos e professores do projeto de extensão “Clube da Astronomia – Tycho Brahe” sabem tudo sobre o universo e aproveitam as noites de terça-feira, das 19h às 21h, para observar o céu com o Telescópio Celestron CPC com GPS interno e tubo de 8 polegadas Schmidt-Cassegrain. 
Segundo o professor de física e coordenador do projeto, Kleber Ersching, as observações são abertas à comunidade e ocorrem todas as terças-feiras, exceto quando há Lua Nova, época em que a visualização fica destinada à realização de fotografias do tipo “astrofotografia”.
A ideia do projeto é antiga, surgiu ainda em 2011, quando o ex-professor, Ricardo Fernandes da Silva, iniciou com as observações. No entanto, o Clube ficou parado nos anos seguintes e só retornou no final do ano passado, quando o aluno do curso Técnico em Agropecuária, Odorico Miguel Bueno, insistiu para a continuidade. Atualmente, além do coordenador e do estudante, o professor do IFC Concórdia e especialista em Astronomia, Roberto Miguel Torres, também integra a equipe.
De acordo com o coordenador do projeto, com o equipamento disponibilizado pelo campus é possível observar vários “astros”, como: Lua, Vênus, Júpiter e quatro de suas luas, Saturno e seus anéis e uma Lua, Marte e várias estrelas. “O nosso objetivo é oferecer gratuitamente uma oportunidade de observação do céu e discussões sobre astronomia básica para desmistificar o universo para o público”, destacou Kleber.
Para quem ficou curioso e quer aprender mais sobre o universo, as atividades do Clube acontecem todas as terças até o mês de outubro, quando inicia o horário de verão.
Sobre o Clube:
O nome do Clube, Tycho Brahe, é uma homenagem ao importante astrônomo do século XVI. Confira a página do Clube no Facebook e fique por dentro das divulgações periódicas relacionadas às atividades de observação.