Menu principal
 

Compostagem é o processo de reciclagem dos resíduos orgânicos através da decomposição da matéria orgânica.

Esse processo de decomposição ocorre normalmente em ambientes naturais num ciclo contínuo de transformação de matéria (quando um ser vivo morre ele é decomposto gerando os nutrientes necessário para outro ser vivo crescer).

A compostagem visa acelerar esse processo natural fornecendo as melhores condições para transformação da matéria orgânica e possibilitando a utilização do composto formado no processo, que nada mais é do que um adubo de boa qualidade.

Além disso, a prática da compostagem reduz significativamente o volume de resíduos destinados aos aterros sanitários, aumento assim sua vida útil, diminuindo custos de operação, reduzindo os impactos ambientais.

Infelizmente, no Brasil, não é comum a realização de coleta separada e posterior compostagem de resíduos orgânicos (salvo algumas iniciativas municipais, privadas ou do terceiro setor), ou seja os resíduos orgânicos ainda são coletados e depositados em aterros sanitários juntamente com os Rejeitos.

Por esse motivo a compostagem caseira, ou mesmo a comunitária, são alternativas importantes para redução do impacto ambiental dos resíduos.

Acompanhe o processo de manutenção de uma composteira doméstica em apartamento. Composteira do Prof. Daniel S. Kerr.