Atualização: Coronavírus – nota sobre atividades letivas e administrativas no IFC Camboriú

segunda-feira, 16 de março de 2020

* Nota publicada em 16/03/2020 às 9h14
Logo_IFC_vertical_CamboriuO Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú informa a comunidade acadêmica que, nesta manhã, 16/03, o Comitê de Gestão de Crises da instituição estará reunido para discutir assuntos referentes ao Coronavírus (Covid-19). Ressaltamos que, até o momento da redação desta nota, estão mantidas as atividades letivas e administrativas em todos os campi do IFC.
Seguem as orientações do IFC Camboriú como forma de prevenção do Covid-19:
– Manter todos os ambientes do campus com portas e janelas abertas, por período indeterminando;
– Se servidor ou aluno esteve em local de foco ou contato com alguém que esteve fora do país e apresenta sintomas, deve procurar imediatamente um posto de saúde e não deve comparecer ao campus.
A respeito da prevenção, destacamos as orientações do Ministério da Saúde:
– Lavar frequentemente as mãos com água e sabonete;
– Alternativamente, higienizar as mãos com álcool em gel
– Cobrir com lenço de papel o nariz e a boca ao espirrar ou tossir;
– Evitar tocar o rosto com as mãos não lavadas;
– Evitar aglomerações, dando preferência à realização de reuniões virtuais;
– Manter os ambientes bem ventilados;
– Não compartilhar objetos pessoais
– Buscar o serviço de saúde, quando apresentar sintomas compatíveis com o COVID-19, como febre, tosse e/ou dificuldade para respirar.
Assim que tivermos novas orientações a respeito das decisões institucionais a respeito do Covid-19, informaremos a comunidade acadêmica em nossos meios de comunicação oficiais (site, e-mail e mídias sociais).

* Texto: Cecom/Camboriú

* Nota publicada na Sexta-feira, 13/03/2020 (IFC)

Coronavírus: IFC determina reagendamento de formaturas, colações de grau e viagens
O Comitê de Crise instituído pelo IFC para tratar de questões relativas ao coronavírus Covid-19 publicou nesta sexta-feira (13) orientações preventivas relacionadas principalmente a eventos, reuniões e viagens. As recomendações são as seguintes:
– Formaturas e colação de grau agendadas para os próximos dias deverão ser remarcados;
– Viagens técnicas e eventos em geral deverão ser remarcados;
– Reuniões administrativas/pedagógicas, tanto nos campi como na Reitoria, devem ser realizadas prioritariamente por webconferência. Caso não seja possível, cada caso deverá ser avaliado pela respectiva área, comunicando-se em seguida os participantes;
– A Direção-Geral de cada campus deverá entrar em contato com a Secretaria de Saúde de seu município para verificar o contato de referência (nome e telefone) sobre a pandemia; este contato servirá para monitorar a situação em nível local.
– Servidores e alunos que estiveram em viagem nacional ou internacional para local afetado em período recente, ou que estiveram em contato com pessoas em monitoramento quanto ao coronavírus, mesmo não apresentando sintomas aparentes, deverão reportar-se à chefia imediata / coordenação do curso.
O Comitê reforça as orientações da Instrução Normativa nº 19 da Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal, de 12 de março de 2020 , das quais destaca o seguinte ponto:
Viagens internacionais
Art. 3º Os órgãos e entidades integrantes do SIPEC deverão reavaliar criteriosamente a necessidade de realização de viagens internacionais a serviço programadas enquanto perdurar o estado de emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (COVID-19).
Deve-se reforçar ainda as ações de saúde, prevenção, etiquetas de contato e respiratória e medidas de higienização.
Situações que porventura não constem nestas orientações deverão ser avaliadas pelo setor responsável e pelo Comitê de Crise, cujo e-mail para contato é comitedecrise@ifc.edu.br.

Texto: Cecom/Reitoria/Thomás Müller
Imagem: Cecom/Reitoria/Poliana Souza