Menu principal
 

*Atualizado em: 23 de agosto de 2023, às 18h.

pedagogia

Sobre o curso:

Qualificar profissionais da educação, com sólido conhecimento científico, tecnológico, humanístico, ético e pedagógico, relacionado aos diversos sistemas teóricos da formação e atuação pedagógica, planejamento e pesquisa, organização e gestão dos sistemas de ensino relacionado às esferas administrativa e pedagógica, contribuindo para desenvolvimento local e regional na perspectiva da construção da cidadania, sem perder a dimensão do universal.

Área de Atuação:

A área de atuação profissional é a docência nas instituições de ensino e pesquisa, nos órgãos governamentais e não-governamentais, na educação básica e no planejamento, organização e gestão dos sistemas de ensino, nas esferas administrativas e pedagógicas, com competência técnico-científica.

Forma de Ensino: Superior
Modalidade: Presencial
Duração: 4 anos
Período: Noturno
Escolaridade exigida: ensino médio completo
Forma de Ingresso: Forma de ingresso: O ingresso nos cursos superiores do IFC é realizado 50% pelo ENEM/SISU e 50% por meio do Vestibular Unificado (parceria com a UFSC e IFSC). Acompanhe aqui para saber mais sobre a forma de ingresso. O IFC também possui o edital de Cadastro de Reserva, que consiste em uma lista de classificação, da qual poderão ser convocados(as) candidatos(as) para preenchimento de vagas que surgirem, até um mês após o início das aulas, após esgotadas as chamadas via Sisu e Vestibular.

Projeto Pedagógico do Curso 2023 (para ingressantes a partir de 2023)

Matriz curricular: confira aqui
Projeto Pedagógico do Curso (PPC): confira aqui

Projeto Pedagógico do Curso 2017 (para ingressantes até 2022)

Matriz curricular: confira aqui
Projeto Pedagógico do Curso (PPC): confira aqui

Confira aqui a Grade e corpo docente do curso.

Confira aqui a titulação e tempo de casa dos professores do IFC Camboriú (buscar pelo nome, pois na planilha estão listados todos da instituição)

Composição do Núcleo Docente Estruturante (NDE): confira aqui a Portaria; e alteração aqui 

Composição do Colegiado do curso: confira aqui

Coordenadora: Marilândes Mól Ribeiro de Melo

E-mail: pedagogia.grad.camboriu@ifc.edu.br
Fone: (47) 2104-0880

Conheça o laboratório de ensino do curso de Licenciatura em Pedagogia

laboratório pedagogia

O laboratório foi criado com a finalidade de possibilitar o desenvolvimento de atividades voltadas para a problemática do ensino, envolvendo professores e estudantes, da escolarização básica ao ensino superior. Pretende-se ainda contribuir com uma formação mais crítica dos futuros professores (estudantes do curso de Licenciatura) e de professores atuantes (e professores da rede pública do município de Camboriú e região numa formação continuada), visando a integração de profissionais e aprendizes por meio de troca de experiências e do desenvolvimento de diferentes propostas teórico-metodológicas.
Está equipado com 01 (uma) tela de projeção; 02 (dois) aparelhos de ar condicionado; 10 (dez) computadores; 1 (uma) mesa retangular professor; 30 (trinta) mesas – tamanho infantil; 30 (trinta) cadeiras – tamanho infantil; 13 (treze) cadeiras – tamanho adulto; 10 (dez) armários com porta. Internet livre.

Objetivo geral:

  • Propor o desenvolvimento de atividades de pesquisa, de ensino e de extensão, capazes de atender as necessidades de melhoria da prática pedagógica dos profissionais da educação.

Objetivos específicos:

  • Vincular outros projetos que estão em andamento, relacionados a práticas de ensino, pesquisa e extensão, após a manifestação de interesse do coordenador do projeto;
  • Constituir-se como um espaço de desenvolvimento de atividades práticas por meio de oficinas pedagógicas, além da produção de materiais didáticos como instrumentalização para o ensino;
  • Fornecer materiais didáticos para o apoio da prática de estágio curricular supervisionado obrigatório realizado pelo estudante do curso de Licenciatura em Pedagogia.

Horário de funcionamento:
De segunda-feira a sexta-feira, das 13h30 às 17h30.
Na quarta-feira, atendemos também das 20h30 às 20h45 e na quinta -feira, das 8h às 11h45.

Disponibilizamos aqui o regulamento do Laboratório.