Menu principal
 

*Atualizado em: 11 de março de 2024, 16h56.

Sobre o curso:

O objetivo do curso de Técnico em Agropecuária é formar  profissionais competentes para atuarem em todas as fases do complexo rural, incluindo produção, beneficiamento e comercialização agropecuária; gerir propriedades rurais e participar ativamente do mercado de trabalho; gerar conhecimentos teórico-práticos, sócio-culturais, científicos e tecnológicos essenciais para o egresso exercer a profissão.

Considerando o Plano de Desenvolvimento Institucional, está contemplado no objetivo do curso “Contribuir para o desenvolvimento socioambiental, econômico e cultural, ofertando uma educação de excelência, pública e gratuita, com ações de ensino, pesquisa e extensão” (IFC, 2009). Ainda segundo o Plano de Desenvolvimento Institucional o curso pretende “ser referência em educação, ciência e tecnologia na formação de profissionais cidadãos comprometidos com o desenvolvimento da sociedade” (IFC, 2009).

Dessa forma, o Curso Técnico em Agropecuária do IFC – Campus Camboriú se propõe a preparar o indivíduo para que – conhecendo, fazendo, convivendo, sendo um profissional preparado e consciente – atue com competência na microrregião e região em que está inserido, sendo o agente de sua própria transformação e melhoria pessoal, e também, agente de transformação e melhoria do mundo que o cerca.

Área de atuação e perfil do egresso:

O perfil do egresso do Curso Técnico em Agropecuária do IFC Campus Camboriú compreende a formação para:
– Atuar no mercado de trabalho em diversas áreas do setor agropecuário, utilizando tecnologias racionais, dentro dos padrões de qualidade, contribuindo para o aprimoramento da produção, avaliando o custo/benefício das atividades e seu impacto socioambiental.
– Elaborar e executar projetos agropecuários, agindo como elemento promotor do desenvolvimento das comunidades rurais, através da atuação no agronegócio e nos sistemas de agricultura familiar, aplicando conhecimentos científicos e difundindo tecnologias que acarretem no desenvolvimento sustentável do meio rural.

Eixo tecnológico: Recursos Naturais
Curso: Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio
Grau: Ensino Médio
Modalidade: Presencial
Carga horária total: 3790 horas
Titulação: Técnico em Agropecuária
Vagas: 105 vagas
Oferta de vagas: anual
Turno de realização: turno integral
Integralização: A integralização da matriz curricular do curso se completa com no mínimo 3 anos e no máximo 5 anos, de acordo com o parecer CNE/CEB Nº 1 de 21/01/2004, Artigo 2 º, § 4º.
Escolaridade exigida: ensino fundamental completo
Forma de ingresso: Processo seletivo anual (Clique aqui para obter mais informações sobre o processo seletivo do Instituto Federal Catarinense – IFC).

Composição do Núcleo Docente Básico (NDB): confira aqui

Composição do Colegiado: confira aqui

Projeto Pedagógico do Curso (PPC) – para ingressantes em 2021: Confira aqui

Horário: confira aqui (na aba Turmas > selecionar a sigla da desejada (ex: AA24 – Agropecuária com ingresso em 2024)

Confira aqui a Grade e corpo docente do curso.

Confira aqui a titulação e tempo de casa dos professores do IFC Camboriú (buscar pelo nome, pois na planilha estão listados todos da instituição)

Coordenadora: Cláudia Oliveira Rosa

E-mail de contato: agropecuaria.tec.camboriu@ifc.edu.br

Fones: (47) 2104-8188 e (47) 2104-0819