Portal do Governo Brasileiro

  • A A A

  • Agropecuária

    Sobre o curso:

    O objetivo do curso de Técnico em Agropecuária é formar  profissionais competentes para atuarem em todas as fases do complexo rural, incluindo produção, beneficiamento e comercialização agropecuária; gerir propriedades rurais e participar ativamente do mercado de trabalho; gerar conhecimentos teórico-práticos, sócio-culturais, científicos e tecnológicos essenciais para o egresso exercer a profissão.
    Considerando o Plano de Desenvolvimento Institucional, está contemplado no objetivo do curso “Contribuir para o desenvolvimento socioambiental, econômico e cultural, ofertando uma educação de excelência, pública e gratuita, com ações de ensino, pesquisa e extensão” (IFC, 2009). Ainda segundo o Plano de Desenvolvimento Institucional o curso pretende “ser referência em educação, ciência e tecnologia na formação de profissionais
    cidadãos comprometidos com o desenvolvimento da sociedade” (IFC, 2009).

    Dessa forma, o Curso Técnico em Agropecuária do IFC – Câmpus Camboriú se propõe a preparar o indivíduo para que – conhecendo, fazendo, convivendo, sendo um profissional preparado e consciente – atue com competência na microrregião e região em que está inserido, sendo o agente de sua própria transformação e melhoria pessoal, e também, agente de transformação e melhoria do mundo que o cerca.

    Área de atuação:

    O perfil do egresso do Curso Técnico em Agropecuária do IFC Câmpus Camboriú compreende a formação para:

    - Atuar no mercado de trabalho em diversas áreas do setor agropecuário, utilizando tecnologias racionais, dentro dos padrões de qualidade, contribuindo para o aprimoramento da produção, avaliando o custo/benefício das atividades e seu impacto socioambiental.
    - Elaborar e executar projetos agropecuários, agindo como elemento promotor do desenvolvimento das comunidades rurais, através da atuação no agronegócio e nos sistemas de agricultura familiar, aplicando conhecimentos científicos e difundindo tecnologias que acarretem no desenvolvimento sustentável do meio rural.

    EIXO TECNOLÓGICO: Recursos Naturais
    CURSO: Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio
    GRAU: Ensino Médio
    MODALIDADE: Presencial
    LOCAL DE REALIZAÇÃO: Instituto Federal Catarinense – Câmpus Camboriú
    CARGA HORÁRIA TOTAL: 4300 horas
    TITULAÇÃO: Técnico em Agropecuária
    NÚMERO DE VAGAS: 105 vagas
    OFERTA DE VAGAS: anual
    REGIME: anual e trimestral
    TURNO DE REALIZAÇÃO: turno integral, matutino e vespertino
    INTEGRALIZAÇÃO: A integralização da matriz curricular do curso se completa com no mínimo 3 anos e no máximo 5 anos, de acordo com o parecer CNE/CEB Nº 1 de 21/01/2004, Artigo 2 º, § 4º.

    COORDENADOR DO CURSO: Prof. Danilo José Ferreira

    E-mail de contato: agropecuaria.tec.camboriu@ifc.edu.br

     

    FORMA DE INGRESSO: Processo seletivo anual (Clique aqui para obter mais informações sobre o processo seletivo do Instituto Federal Catarinense – IFC).

    Projeto Pedagógico do Curso – PPC –  Clique aqui