Menu principal
 

*Atualizado em: 20 de maio de 2020, às 15h04.

Sobre o curso:

O objetivo do curso de Técnico em Agropecuária é formar  profissionais competentes para atuarem em todas as fases do complexo rural, incluindo produção, beneficiamento e comercialização agropecuária; gerir propriedades rurais e participar ativamente do mercado de trabalho; gerar conhecimentos teórico-práticos, sócio-culturais, científicos e tecnológicos essenciais para o egresso exercer a profissão.

Considerando o Plano de Desenvolvimento Institucional, está contemplado no objetivo do curso “Contribuir para o desenvolvimento socioambiental, econômico e cultural, ofertando uma educação de excelência, pública e gratuita, com ações de ensino, pesquisa e extensão” (IFC, 2009). Ainda segundo o Plano de Desenvolvimento Institucional o curso pretende “ser referência em educação, ciência e tecnologia na formação de profissionais cidadãos comprometidos com o desenvolvimento da sociedade” (IFC, 2009).

Dessa forma, o Curso Técnico em Agropecuária do IFC – Campus Camboriú se propõe a preparar o indivíduo para que – conhecendo, fazendo, convivendo, sendo um profissional preparado e consciente – atue com competência na microrregião e região em que está inserido, sendo o agente de sua própria transformação e melhoria pessoal, e também, agente de transformação e melhoria do mundo que o cerca.

Área de atuação e perfil do egresso:

O perfil do egresso do Curso Técnico em Agropecuária do IFC Campus Camboriú compreende a formação para:
– Atuar no mercado de trabalho em diversas áreas do setor agropecuário, utilizando tecnologias racionais, dentro dos padrões de qualidade, contribuindo para o aprimoramento da produção, avaliando o custo/benefício das atividades e seu impacto socioambiental.
– Elaborar e executar projetos agropecuários, agindo como elemento promotor do desenvolvimento das comunidades rurais, através da atuação no agronegócio e nos sistemas de agricultura familiar, aplicando conhecimentos científicos e difundindo tecnologias que acarretem no desenvolvimento sustentável do meio rural.

Eixo tecnológico: Recursos Naturais
Curso: Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio
Grau: Ensino Médio
Modalidade: Presencial
Carga horária total: 4300 horas
Titulação: Técnico em Agropecuária
Vagas: 105 vagas
Oferta de vagas: anual
Regime: anual e trimestral
Turno de realização: turno integral, matutino e vespertino
Integralização: A integralização da matriz curricular do curso se completa com no mínimo 3 anos e no máximo 5 anos, de acordo com o parecer CNE/CEB Nº 1 de 21/01/2004, Artigo 2 º, § 4º.
Escolaridade exigida: ensino fundamental completo
Forma de ingresso: Processo seletivo anual (Clique aqui para obter mais informações sobre o processo seletivo do Instituto Federal Catarinense – IFC).

Grade e Corpo docente: confira aqui
Projeto Pedagógico do Curso (PPC): confira aqui

Composição do Núcleo Docente Básico (NDB): confira aqui

Composição do Colegiado: Jerffson Lucas Santos, Antonio Jose Farias Nobrega, Amanda Moser Coelho da Fonseca Faro, Claudia Damo Bertoli, Danilo José Ferreira, Daniele Soares de Lima, Luis Ivan Martinhão Souto, Luiz Alvaro Monteiro Junior, Luiz Carlos Bordin, Rosana Ceolin Meneghetti, Gilberto Ferreira de Souza.

Matriz curricular (ingressantes a partir de 2015): confira aqui

Horário: confira aqui (na aba Turmas > selecionar a sigla da desejada (ex: AA18 – Agropecuária com ingresso em 2018)

Coordenador do curso: Jerffson Lucas Santos
E-mail de contato: agropecuaria.tec.camboriu@ifc.edu.br

Fones: (47) 2104-8188 e (47) 2104-0819