Menu principal
 

*Atualizado em: 27 de fevereiro de 2024, 15h57.

Sobre o curso:

O Curso Técnico em Controle Ambiental tem como objetivo a formação de técnicos de nível médio, aptos a praticar atividades de monitoramento, controle e gerenciamento ambiental visando a sustentabilidade. Dentre as disciplinas técnicas do curso, destacam-se as de Laboratórios de Práticas Profissionais Orientadas e de Projetos Ambientais. Nas disciplinas, os alunos aprendem técnicas, práticas e rotinas utilizadas em áreas relevantes ao curso, como Análises Químicas, Microbiologia, Gestão de Recursos Hídricos, Gestão de Resíduos Sólidos, Restauração e Recuperação Ambiental e Gestão Ambiental. Durante o 2º ano de curso, na disciplina de Projetos Ambientais, os estudantes executam pelo menos um projeto de pesquisa com tema pertinente ao curso.

Área de atuação:

A atuação do Técnico em Controle Ambiental é associada às atividades relacionadas com o ambiente, nos segmentos de preservação e restauração ambiental, coleta, análise, controle e gerenciamento de dados ambientais, realização de análises físico-químicas e microbiológicas de águas e efluentes, operação de estações de tratamento de água e efluentes, gerenciamento de resíduos sólidos e recursos hídricos, na perspectiva de um desenvolvimento sustentável e socialmente justo.

Eixo tecnológico: Ambiente e Saúde
Grau: Ensino Médio
Modalidade: Presencial
Carga horária total: 3.640 horas
Titulação: Técnico em Controle Ambiental
Número de vagas: 35 vagas
Oferta de vagas: anual
Regime: anual e trimestral
Turno de realização: turno integral, matutino e vespertino
Integralização: A integralização da matriz curricular do curso se completa com no mínimo 3 anos e no máximo 5 anos, de acordo com o parecer CNE/CEB Nº 1 de 21/01/2004, Artigo 2 º, § 4º.
Forma de ingresso: Processo seletivo anual (Clique aqui para obter mais informações sobre o processo seletivo do Instituto Federal Catarinense – IFC).

Projeto Pedagógico do Curso (PPC): confira aqui

Horário: confira aqui (na aba Turmas > selecionar a sigla da desejada (ex: CA18 – Controle Ambiental com ingresso em 2018)

Confira aqui a Grade e corpo docente do curso.

Confira aqui a titulação e tempo de casa dos professores do IFC Camboriú (buscar pelo nome, pois na planilha estão listados todos da instituição)

CLIFC – para os cursos técnicos integrados do IFC Campus Camboriú

Coordenadora do curso: Letícia Flohr
E-mail de contato: controleambiental.tec.camboriu@ifc.edu.br