Portal do Governo Brasileiro

  • A A A

  • Controle Ambiental

    Sobre o curso:

    O Curso Técnico em Controle Ambiental tem como objetivo a formação de técnicos de nível médio, aptos a praticar atividades de monitoramento, controle e gerenciamento ambiental visando a sustentabilidade. Dentre as disciplinas técnicas do curso, destacam-se as de Laboratórios de Práticas Profissionais Orientadas e de Projetos Ambientais. Nas disciplinas, os alunos aprendem técnicas, práticas e rotinas utilizadas em áreas relevantes ao curso, como Análises Químicas, Microbiologia, Gestão de Recursos Hídricos, Gestão de Resíduos Sólidos, Restauração e Recuperação Ambiental e Gestão Ambiental. Durante o 2º ano de curso, na disciplina de Projetos Ambientais, os estudantes executam pelo menos um projeto de pesquisa com tema pertinente ao curso.

    Área de atuação:
    A atuação do Técnico em Controle Ambiental é associada às atividades relacionadas com o ambiente, nos segmentos de preservação e restauração ambiental, coleta, análise, controle e gerenciamento de dados ambientais, realização de análises físico-químicas e microbiológicas de águas e efluentes, operação de estações de tratamento de água e efluentes, gerenciamento de resíduos sólidos e recursos hídricos, na perspectiva de um desenvolvimento sustentável e socialmente justo.

    Forma de ensino: Integrado ao Ensino Médio
    Modalidade: Presencial
    Duração: 3 anos
    Período: Integral
    Escolaridade exigida: Ensino Fundamental completo
    Forma de ingresso: Processo seletivo anual

    Matriz Curricular e demais Informações exigidas pela alteração da redação do § 1 do artigo 47 da LDB 9394/96. Confira aqui.

    PPC do Curso – Clique aqui.

    Clique aqui para obter mais informações sobre o processo seletivo do Instituto Federal Catarinense (IFC).