Menu principal
 

*Atualizado em: 02 de março de 2023, às 17h46.

O Instituto Federal Catarinense (IFC) disponibilizou, nesta quinta-feira (02/03), a emissão online do Certificado e da Declaração Parcial de Proficiência do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Por enquanto, a certificação é válida para quem fez o exame em 2022 e escolheu o IFC como unidade certificadora; os dados dos anos anteriores estão em processo de importação para o sistema SIGAA, e o certificado online estará disponível em breve.

O processo de emissão é o seguinte: basta acessar o SIGAA (neste link), clicar em “Gerar certificado Encceja”, inserir o número do CPF no campo de pesquisa, clicar em “Buscar” e, na tela seguinte clicar em “Imprimir”.

O procedimento detalhado e mais detalhes sobre a certificação estão disponíveis no link abaixo:

CERTIFICADO DO ENCCEJA – INSTRUÇÕES GERAIS E ACESSO

Para quem precisa solicitar sua certificação por meio da junção de resultados do IFC com resultados de outras instituições ou com a nota do ENEM, o pedido deve ser feito diretamente em um dos campi da instituição. Os participantes do ENCCEJA que indicaram alguma unidade do IFC para emissão da certificação deverão procurar a Coordenação de Registros Acadêmicos do campus indicado na inscrição, munidos dos seguintes documentos:

  • Requerimento ENCCEJA
  • Cópia da Carteira de Identidade (ou outro documento oficial de identidade com foto) acompanhada de original;
  • Boletim Individual de Resultados expedido pelo INEP;
  • Declaração de Proficiência Parcial original de Áreas de Conhecimento (quando for o caso).

O participante do ENCCEJA interessado em obter o Certificado de Conclusão do Ensino Médio deverá, ainda, possuir, no mínimo, 18 (dezoito) anos completos, até a data de realização da primeira prova de cada realização do Exame, e atender aos seguintes requisitos:

  • Ter atingido, no mínimo, 100 (cem) pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Exame;
  • Ter atingido, no mínimo, 5 (cinco) pontos na prova de Redação — sendo que, para garantir aprovação na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, o participante deverá ter sido aprovado no mesmo exame, na prova de Redação e na prova objetiva.

Poderá ser aceita para Certificação a soma dos resultados obtidos nas Declarações Parciais de Proficiência emitidas anteriormente (ENEM/ENCCEJA). Os interessados em obter certificação do ensino médio não precisam apresentar histórico escolar do ensino fundamental. O IFC terá prazo de 45 dias, a partir da data do requerimento, para expedição dos documentos.

Texto: Cecom/Reitoria/Thomás Müller
Arte: Cecom/Reitoria/Andréa Santana