Estudante do IFC Camboriú participa do Desafio de Projetos Meninas na Ciência

segunda-feira, 1 de outubro de 2018

mathcamb2A aluna Maria Carolina Zimpel, do curso de Licenciatura em Matemática do Campus Camboriú, representou o IFC no Desafio de Projetos Meninas na Ciência, realizado durante o Encontro de Educação Profissional, Científica e Tecnológica – Conecta IF 2018. A atividade ocorreu entre os dias de 7 a 10 de agosto, em Brasília.
A estudante desenvolveu e apresentou, junto com demais estudantes de sua equipe, a Matec, dois projetos: um aparelho capaz de projetar diferentes poliedros, controlado por meio de um aplicativo de celular, e um jogo online de perguntas e respostas tendo como tema a questão ecológica.
O Desafio de Projetos Meninas na Ciência é uma atividade imersiva de desenvolvimento de soluções científicas e tecnológicas criado pelo Instituto Federal de Brasília e voltado para estudantes do sexo feminino da Rede Federal. O objetivo é incentivar e apoiar a presença das mulheres no âmbito da Ciência e da Tecnologia. As 41 jovens participantes, vindas de cursos técnicos e superiores de todo o Brasil, foram divididas em equipes e desafiadas a produzir protótipos de experimentos ou equipamentos para serem utilizados em aulas do ensino médio, nas disciplinas de Matemática, Física, Química e Biologia.
Na noite de encerramento do Desafio, a diretora do Departamento de Políticas e Programas para Inclusão Social do Ministério da Ciência e Tecnologia e Comunicação (MCTIC), Sônia Costa, declarou a intenção do órgão de transformar o projeto Meninas na Ciência em um programa federal, com continuidade e acompanhamento das jovens cientistas.

Texto: Cecom IFC – Thomas Müller