Estudantes de Pedagogia participam de fase estadual da Conape 2018

quinta-feira, 15 de março de 2018

fotoOs estudantes do curso de licenciatura em Pedagogia, do IFC – Campus Camboriú, acompanhados das professoras Filomena L. G. Rodrigues da Silva e Andressa Brandt, participaram da etapa estadual da Conferência Nacional Popular de Educação (Conape 2018), realizada no auditório Garapuvu, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Campus Florianópolis, no dia 10 de março.
A mesa de abertura debateu a “A importância da Conape na conjuntura nacional” e foi composta pelo ex-ministro da Justiça e professores Eugênio Aragão e Luiz Fernandes Dourado.
A conferência foi um momento preparatório para a encontro nacional da Conferência Nacional Popular de Educação, que ocorrerá em Belo Horizonte (MG), nos dias 24, 25 e 26 de maio deste ano. Entre os objetivos do encontro nacional estão o monitoramento das metas e a análise crítica das medidas que inviabilizam a efetivação do Plano Nacional de Educação (PNE), em especial a aprovação da Emenda Constitucional 95/2016, que estabelece um teto de 20 anos aos gastos públicos federais em Educação e outros direitos sociais básicos.
De acordo com as professoras, “a participação na atividade possibilitou aos estudantes a compreensão acerca da constituição, acompanhamento e gestão da educação em uma perspectiva democrática e participativa, defendida e assumida pelo curso de licenciatura em Pedagogia e vivenciar o processo de organização e manutenção da mobilização popular em torno da defesa do Plano Nacional de Educação (PNE – 2014/2024)”.
Acompanhe a Conape 2018: http://fnpe.com.br/category/sc/

** Texto e foto:  Filomena L. G. Rodrigues da Silva e Andressa Brandt