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Formação pedagógica aborda educação especial

terça-feira, 19 de agosto de 2014

IMG_4448Na primeira quinzena de agosto, os servidores do IFC Camboriú puderam participar da formação pedagógica sobre o tema: “Transtornos e patologias/caracterização das deficiências, adequações pedagógicas e avaliação de aprendizagem, necessárias a cada tipo de deficiência (incluindo a síndrome de Klinefelter)”, ministrada pela Fundação Catarinense de Educação Especial.
No evento, a psicóloga e palestrante, Loiva Lúcia Herbet, esclareceu o que são transtornos de aprendizagem e quais principais funções afetadas na maioria dos casos. De acordo com Loiva, os transtornos são identificados mediante quatro principais critérios utilizados para análise:
1) Nível de desempenho na aprendizagem avaliado por prova padronizada;
2) Resultado da avaliação abaixo do esperado para a idade, escolaridade e quociente de inteligência;
3) O baixo nível de desempenho verificado deve intervir significativamente no rendimento acadêmico e em atividades cotidianas que dependam de habilidades afetadas (ex: cálculo, leitura, escrita);
4) Caso haja um déficit sensorial, as dificuldades observadas devem ultrapassar as já habitualmente associadas a esse tipo de condição.
A atividade teve a participação dos docentes do câmpus e foi organizada pelas Coordenações de Ensino Técnico e Superior; e os Núcleos de Atendimento as Pessoas com Necessidades Especiais (Napne) e Pedagógico (Nupe).


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