IFC Camboriú apresenta três trabalhos na Mostratec

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

MostratecO Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú comemorou a participação de três trabalhos na Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia (Mostratec), realizada anualmente pela Fundação Liberado, em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul. O evento envolve a integração entre instituições de ensino, pesquisa e meio empresarial, com a participação do Brasil e de vários outros países.
Dos três trabalhos apresentados pelo campus, a pesquisa “Avaliação da qualidade do ar da cidade de Camboriú quanto à concentração de material particulado inalável” – desenvolvida pelos estudantes Beatriz Faga e Daniel Caldas de Oliveira, sob orientação de Leonardo Hoinaski e Joeci Ricardo Godoi – recebeu o convite para participar da Feira Internacional de Ciências e Engenharia da Intel (Intel ISEF). Ao todo, foram selecionados apenas nove trabalhos apresentados na Mostratec para a feira internacional.
A Intel ISEF será realizada em maio de 2017, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Além do convite para participar da feira internacional, o trabalho também recebeu o segundo lugar na área de Ciências Ambientais, na Mostratec. Para a coordenadora de pesquisa, pós-graduação e inovação, Sanir da Conceição, participar da Mostratec é algo muito positivo e demonstra que as pesquisas desenvolvidas no campus são feitas com seriedade e com relevância social e científica. “Para o evento, tivemos três trabalhos selecionados, um deles foi o primeiro lugar geral na FICE (afiliado à Mostratec) e os dois outros foram selecionados pela ampla concorrência. Nossos alunos do ensino médio estão se preparando para o mundo do trabalho e, ao mesmo tempo, têm a oportunidade de estudar um tema com olhar mais científico”, destacou.
Confira quais foram os trabalhos apresentados no evento:
1) A experiência dos usuários e socializadores de cães-guia em meios de hospedagem e estabelecimentos de alimentos e bebidas (1º lugar na FICE)
Estudantes: Eduarda Cristina Manenti; Heloiza Santos Jeziur; Nicolle Daniele Manenti
Orientação: Marina Tété Vieira
2) Avaliação da qualidade do ar da cidade de Camboriú quanto à concentração de material particulado inalável (Convidado para Intel ISEF – Los Angeles – e 2º lugar na área de Ciências Ambientais na Mostratec) Estudantes: Beatriz Faga; Daniel Caldas de Oliveira
Orientação: Leonardo Hoinaski e Joeci Ricardo Godoi
3) Desenvolvimento de dispositivo de interface tangível similar ao Makey Makey® utilizando teclados usados
Estudantes: Rafael Jackson Andrade
Orientação: Mozara Dias Koehler e Ana Elisa Ferreira Schmidt