IFC Camboriú assina termo de cooperação técnica com a Secretaria de Defesa Civil de SC

quarta-feira, 21 de novembro de 2018

seminarioAmanhã, 22/11, o Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú assina o acordo de cooperação técnica-científica com a Secretaria de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina. A assinatura será realizada às 11h15, durante o “Seminário Fortalecimento da Cooperação e Resiliência”, no Centreventos, em Itajaí.
De acordo com o termo de cooperação, o IFC Camboriú integrará o comitê técnico e científico da Secretaria de Defesa Civil para apoiar a realização de projetos de ensino, pesquisa, extensão, eventos e serviços voltados à redução de riscos e de desastres que afetam a sociedade catarinense, além de promover a capacitação técnica dos profissionais que atuam na área. O acordo tem vigência para cinco anos.
Além da assinatura do termo, os professores do curso Técnico em Defesa Civil, Cleonice Maria Beppler e Leandro Mondini, ministram a palestra “Autoproteção e Resiliência com Ênfase nas Comunidades, Escolas e Turistas – Projetos e Simulados”, a partir das 16h.
Inscrições para o evento aqui
Confira a programação completa do evento:

08h00 – 8h30 Credenciamento e Café de Boas Vindas
08h30 – 9h00 Cerimônia de Abertura
09h00 – 10h00 Palestra de Abertura:Aprendendo com as Adversidades e Ampliando a Resiliência: 10 anos do evento no Morro do BaúCel. Bmsc João Batista Cordeiro Junior
 Secretário de Estado da Defesa Civil
10h00 – 11h15 Palestra:Desenvolvendo Cidades ResilientesSidnei Furtado – Promotor Brasil  Cidades Resilientes
 11h15 – 11h30  Assinatura Termos de Cooperação  – REPEDFriEntrega de Medalhas
11h30 – 12h00  Premiação Concurso de Desenhos: Escolas e alunos
12h00 – 13h30  Intervalo para Almoço e Visita Exposição
13h30 – 14h45 Simulado Teatral: Gestão de Desastres na Prática –  Instituto Federal Catarinense – IFC e Univali
14h45 – 15h45 Palestra:Intersetorialidade de políticas públicas e gestão de riscos de desastresMoema Dutra Freire – PNUD
15h45 – 16h00  Intervalo
16h00 – 18h00 Mesa redonda: O papel das Instituições de Ensino em Gestão de Riscos e Desastres

AVANTIS – Importância do Conhecimento de como Ocupar Encostas por Profissionais da Arquitetura e Engenharia, através da utilização de Ferramentas Públicas
Prof.Carlos Vinicius Nogueira Bortolato

IFC – Autoproteção e Resiliência com Ênfase nas Comunidades, Escolas e Turistas – Projetos e Simulados
Profa. Cleonice Maria Beppler e Prof. Leandro Mondini

IFSC –  Sistema Integrado de Ferramentas de Análise e Previsão Hidrometeorológica de SC (SIFAP-SC).
Prof.  Alexandre Magno de Paula Dias

UDESC – Função da Universidade/ UDESC na Gestão Integral de Riscos e Desastres
Prof. Marino Luiz Eyerkaufer e Prof. Alexandre Magno de Paula Dias

UNIVALI – A implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Âmbito das Mudanças Climáticas: estudo de caso para o município de Itajai – SC
Prof. Marcus Polette

FURB: O processo de Gestão de Riscos de Desastres e o papel das universidades: as contribuições da FURB para a Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí.
Profa. Rafaela Vieira e Profa. Giane Roberta Jansen.
18h00 – 18h30  Momento Ecumênico
 18h30  Desmobilização GRAC Regional – desfile vias públicas