IFC Camboriú participa de Fórum Internacional para desenvolvimento de Programas de Cães-guia

segunda-feira, 8 de abril de 2019

WhatsApp Image 2019-04-05 at 08.32.05O Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú marcou presença no Fórum Internacional para o Desenvolvimento de Programas de Cães-guia, sediado no Instituto Federal  Goiano – Campus Urutaí, de 2 a 5 de abril.
Com uma comitiva formada pela direção, futuros cães-guia, alunos da pós-graduação em Treinador e Instrutor de Cães-guia e servidores, o IFC Camboriú partiu para uma maratona de ônibus até o IF Goiano. O trajeto foi longo, mas a relevância do tema necessitava da presença do primeiro Centro de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-guia do país.
Durante o evento, foram discutidos programas de desenvolvimento genético profissional utilizando um banco de dados fornecido pela IGDF, e também técnicas de desenvolvimento genético, comportamental e físico.
Na oportunidade, foi entregue ao representante da IGDF, Lucas Frank, o livro “Cães-guia no Brasil: primeiros estudos”. A obra reúne artigos produzidos a partir da oferta do primeiro curso de treinador e instrutor de cães-guia, realizado pelo IFC. O livro foi organizado por Márcia Santos de Souza, Diana Cuglovici Abrão, Luiz Alberto Ferreira e Olivia Von der Weid.
O Fórum contou com a presença da Federação Internacional de Cães-guia (IGDF) e de instituições brasileiras e da América Latina, como: Escola de Cães-Guia Helen Keller (Santa Catarina), Instituto Magnus (Sorocaba), Projeto Cão Guia para cegos (Distrito Federal), Fundação Nacional da Retinose Picmentar (Chile), Fundación Promoción Perros de Asistencia  (Uruguai), Escuela de Entrenamiento de Perros Guia Para Ciegos (México), Associação Brasileira de Assistência à pessoa com deficiência visual, Centro de Reabilitação da Rede Lucy Montoro  (Sorocaba) e Centro de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-guia (IFC Camboriú).

* Crédito da imagem: Márcia Santos de Souza