Nos dias 21 e 25/04, o Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú realiza a V Semana do Cão-guia. Para comemorar o “Dia internacional do cão-guia”, o evento prevê a troca de experiências em um encontro entre famílias socializadoras e acolhedoras e usuários da tecnologia assistiva. Na programação também está prevista uma palestra sobre o tema “Programa Cão-guia: Atualidades e Perspectivas”.
O evento é gratuito e aberto ao público.
Confira a programação completa:
21/04/2018
Local: Centro de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-guia
8h30 – Inscrições e recepção dos participantes
9h às 10h30 – Mesa redonda – Programa Cão-guia do IFC Campus Camboriú
Participações: Rogério Luis Kerber (Diretor-Geral do campus Camboriú), Márcio Pereira Soares (Coordenador do Curso de Especialização Lato Sensu de Treinador e Instrutor de Cães-guia) e Carlos Eduardo Rebello (Treinador e instrutor de cães-guia)
Mediador: Paulo Ricardo Garcia Martins
10h30 às 11h – Coffee break
11h às 12h – Palestra: “Demandas sanitárias em cães-guia” com André Luiz Torrecillas Sturion (aluno/servidor do curso)
12h às 13h30 – Almoço
13h30 às 15h30 – Momento de integração
15h30 – Relato de experiências dos participantes
16h30 – Encerramento
25/04/2018 – Dia Internacional do Cão-guia
Local: Auditório nobre do IFC – Campus Camboriú
19h – Abertura
19h30 – Palestra: “Programa Cão-guia: atualidades e perspectivas” com Márcio Pereira Soares (Coordenador do Curso de Especialização Lato Sensu de Treinador e Instrutor de Cães-guia)
Mais informações:
E-mail: ctcaesguia.camboriu@ifc.edu.br
Fone: 47 2104-0895
Conheça o Projeto Cães-guia
Em 2010, o Projeto Cães-guia nasce como uma ação do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), recebendo o apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC/MEC) e da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNPD/SDH), sendo posteriormente incorporado como uma das ações do Plano Nacional para as pessoas com deficiência, o “Viver sem Limite”, lançado em 2011 pelo Governo Federal. O projeto, que visa o aumento do número de cães-guia, está sendo ampliado para outros seis Institutos Federais de diferentes regiões do país.
O Centro de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-guia está localizado no Instituto Federal Catarinense – Campus Camboriú e é o primeiro da América Latina a ofertar o curso de Pós-graduação, em nível de especialização, em Treinador e Instrutor de Cães-guia.