IFC Camboriú promove palestras sobre prevenção do suicídio

segunda-feira, 23 de setembro de 2019

WhatsApp Image 2019-09-23 at 11.53.01O mês de setembro foi escolhido pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), para conscientização a respeito da prevenção do suicídio. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 800 mil pessoas cometem o suicídio no mundo, só no Brasil são registrados mais de 12 mil casos. A principal causa apontada, com 96,8%, está relacionada aos transtornos mentais. Entre os problemas, no primeiro lugar está a depressão, seguido do transtorno bipolar e, posteriormente, o abuso de drogas ou outras substâncias letais.
Para marcar a campanha “Setembro amarelo”, o Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú traz profissionais da área da saúde para palestrar sobre o assunto “Prevenção do suicídio”. A agenda de palestras inicia com o médico psiquiatra Mario João Bisi Júnior, que conversa com alunos e servidores do período noturno na quinta-feira, 26/09, às 19h30, no auditório do campus. Para finalizar o mês de conscientização, no dia 30/09, às 13h30, a médica psiquiatra infantojuvenil, Larissa Zorzi, fala com os estudantes e servidores do período vespertino, também no auditório.
Além das palestras, a campanha inclui uma ação em que convida a comunidade acadêmica a fazer uma pausa diante do espelho e reconhecer “Por onde anda o seu sorriso?”. Com a frase espalhada em diversos banheiros da instituição, a ideia é trazer uma reflexão sobre a vida, as motivações sobre o que nos faz viver bem e felizes. Quem quiser dividir o momento, pode marcar o @ifc.oficial.camboriu nas fotos do stories no Instagram para compartilharmos na nossa mídia social também.