IFC Camboriú reúne escolas da região em evento sobre Simulação das Relações Internacionais

quinta-feira, 8 de agosto de 2019

image (6)No dia 14/08, a partir das 13h30, o auditório campus Camboriú será palco da Simulação das Relações Internacionais do Instituto Federal (SIIF). Este ano, o evento traz para o debate a temática: “Os testes nucleares na Coreia do Norte”. A ideia central do evento é engajar os alunos em mesas de debate e tomadas de decisão das organizações internacionais, como Assembleia Geral das Organizações das Nações Unidas (ONU), Organização dos Estados Americanos, Conselho de Segurança das Nações Unidas, entre outras.
Atualmente o evento também é realizado nos IFs de: Fraiburgo, Videira e Araquari. “Nosso objetivo é que outros campi possam conhecer o projeto e assim realizarmos, futuramente, uma grande edição estadual”, destacou o criador da SIIF, Marcelo da Silva.
Como funciona
De acordo com o professor Marcelo, os alunos são divididos em grupos (países) e durante o ano estudam sobre os aspectos físicos, históricos e socioeconômicos da nação a qual irão representar. “Estudam também sobre o tema central da SIIF e preparam os seus discursos. Durante o evento, defendem a posição real do país e buscam aliados para criar uma resolução para o problema”, explicou.
Nesta edição, além dos estudantes do ensino técnico integrado do IFC Camboriú (Agropecuária, Controle Ambiental, Hospedagem e Informática), o evento conta com a participação das escolas Recriarte, Centro de Educação Camboriú (CECAM), Anglo e Escola de Educação Básica – Professor José Arantes.