IFC participa da discussão sobre o ensino superior nos Planos Municipais de Educação

quinta-feira, 9 de abril de 2015

IFC AMFRI 2A discussão reuniu instituições de ensino superior e Secretarias Municipais de Educação para tratar dos Planos Municipais de Educação (PMEs)
“O Ensino Superior nos Planos Municipais de Educação – Desafios e Perspectivas para a Região da AMFRI” foi tema do seminário realizado na sede da AMFRI, na terça-feira (07/04). Universidades, Instituições, Secretários de Educação, integrantes do GT do Plano Municipal de Educação da AMFRI e das comissões de elaboração e sistematização dos planos nos municípios participaram do evento.
O seminário, promovido pela Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI) e seus municípios, teve como objetivos: oportunizar que os sistemas municipais de ensino e as instituições de ensino superior discutam o contexto educacional regional; e propor estratégias para alcançar as metas nacionais para a educação brasileira determinadas no plano nacional de educação, sancionado por meio da Lei Federal nº 13.005 em 24 de junho de 2014.
O Secretário Executivo da AMFRI, Célio José Bernardino, recepcionou os participantes do seminário. Durante a abertura, Célio destacou a relevância deste debate para a elaboração ou adequação dos Planos Municipais de Educação e também, pela oportunidade de promover o diálogo entre a educação básica e a educação superior. “Que este evento seja a primeira etapa de muitas conversas que teremos entre os Sistemas Municipal e Estadual de Ensino e, as Instituições de Ensino Superior, visando ao aprimoramento da educação que nossos munícipes merecem”.
Fatima Bambinetti Gervasio, Secretária de Educação de Camboriú e Presidente do Colegiado de Educação da AMFRI, contou que durante todo dia, três das 20 metas nacionais foram discutidas. “Abordamos a meta 12 que propõe a elevação da taxa bruta de matrícula na educação superior, a meta 13 que pretende elevar a qualidade da educação superior e, a meta 14 que propõe a elevação gradual do número de matrículas na pós-graduação stricto sensu”.
Representantes do Instituto Federal de Santa Catarina – Itajaí, Instituto Federal Catarinense (IFC) – Câmpus Camboriú, Instituto Cenecista Fayal de Ensino Superior – Ifes Itajaí, Faculdade Avantis – Balneário Camboriú, Faculdade Sinergia – Navegantes, Univali Itajaí e Universidade Regional de Blumenau – Furb, realizaram apresentações e debateram sobre os desafios e perspectivas para a região a partir do desenvolvimento das estratégias nacionais do PNE.
Texto e fotos: Bruna Passos (SC 05428 / JP) – Assessora de Comunicação da AMFRI / Jornalista