IFC participa de atividades em conjunto com a Defesa Civil de SC

terça-feira, 4 de dezembro de 2018

WhatsApp Image 2018-12-04 at 11.47.07Durante as atividades da Semana Consciência de Proteção, realizada no final de novembro, o Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú participou de várias ações, entre elas a assinatura do acordo de cooperação técnica entre o IFC/Secretaria de Defesa Civil do Estado e a entrega do plano de emergência familiar no Morro do Baú, na cidade de Ilhota/SC.
Ação no Morro do Baú
Nas atividades da ação social comunitária em Ilhota, os alunos dos cursos de qualificação profissional em Agente Comunitário de Proteção e Defesa Civil e Técnico subsequente em Defesa Civil, junto com os professores Cleonice Maria Beppler e Leandro Mondini, realizaram a entrega do plano de emergência familiar. De acordo com Cleonice, as informações contidas no plano, elaborado pelo IFC, levam autoproteção às famílias. “São instruções sobre como eles devem se cadastrar para receber alertas da Defesa Civil, como devem se proteger de eventos adversos, como montar uma mochila de emergência, pontos de encontro seguros, entre outras informações”, destacou.
A ação foi realizada em conjunto com a Secretaria de Estado de Defesa Civil, Exército, Polícia Militar, SAMU, Mãos que ajudam da Igreja dos Santos dos Últimos Dias, Polícia ambiental, Proteção e Defesa Civil de Ilhota e Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos de Desastres de Itajaí.
Termo de cooperação técnica
O IFC Camboriú também marcou presença no Seminário Fortalecimento da Cooperação e Resiliência, realizado em Itajaí/SC. Primeiramente com a assinatura do termo de cooperação técnica, no qual o IFC Camboriú integrará o comitê técnico e científico da Secretaria de Defesa Civil. O acordo prevê o apoio da instituição na realização de projetos de ensino, pesquisa, extensão, eventos e serviços voltados à redução de riscos e de desastres que afetam a sociedade catarinense, além de promover a capacitação técnica dos profissionais que atuam na área.
Logo após, o IFC apresentou uma simulação teatral intitulada “Gestão de Desastres na Prática”. No período da tarde, o campus apresentou os projetos de “Autoproteção e Resiliência com Ênfase nas Comunidades, Escolas e Turistas”.