IFC realiza primeira formatura de Treinadores e Instrutores de Cães-guia

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

O evento terá a presença de autoridades do governo federal , com a confirmação do Secretário Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antonio José Ferreira, e do Secretário Especial de Direitos Humanos do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, Rogério Sottili

IMG_3766No dia 23/02, às 19h, o auditório nobre do Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú é palco da formatura da primeira turma do curso de Pós-graduação, em nível de especialização, em Treinador e Instrutor de Cães-guia.
O Projeto Cães-guia pertence ao Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limite e tem o apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC/MEC) e da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência (SNPD/SDH). O Brasil é o único país da América Latina que possui um Centro de Treinamento de Cães-guia e oferta um curso gratuito no formato de pós-graduação.
Com a formatura de cinco servidores de outros Institutos Federais (IFs), o Centro comemora a entrega de 17 cães-guia, realizadas ao longo dos dois anos de curso. De acordo com o coordenador da especialização, Paulo Ricardo Garcia Martins, o número de entregas atingiu, aproximadamente, 35% de sucesso. “O percentual está dentro dos parâmetros mundiais, que é estipulado em cerca de 1/3 do total de cães que iniciam o programa. Vale também ressaltar a importância de – aproximadamente – 48 famílias socializadoras da nossa região que, juntamente com os alunos/servidores, foram fundamentais para alcançarmos esse número de entregas”, destacou o coordenador.
Para a sociedade, a formatura dos novos Treinadores e Instrutores significa a expansão do conhecimento e, consequentemente, o aumento do número de cães-guia atuantes no país. “Existem poucos profissionais em atividade, sendo assim, para a comunidade, mais do que novos Treinadores e Instrutores, teremos estes professores/profissionais trabalhando no sentido de formar novos profissionais da área e que atuarão em outras regiões do país”, declarou Paulo.
A declaração do coordenador destaca a formação dos próprios servidores dos IFs onde serão construídos centros iguais aos do IFC Camboriú, já que o projeto foi incorporado ao “Viver sem Limite – Plano Nacional para Pessoas com Deficiência” e está em fase de ampliação em outros seis Institutos Federais, em diferentes regiões do país. Os novos Centros de Treinadores e Instrutores, de acordo com o coordenador do curso, “representam um avanço significativo na autonomia e, por consequência, na qualidade de vida dos atuais e futuros usuários de cães-guia”.
Como primeiro Centro na América Latina a ofertar uma pós-graduação em Treinador e Instrutor de Cães-guia, Paulo Martins salienta a complexidade de um projeto desta magnitude. “Os recursos envolvidos e a demanda relacionada ao comprometimento pessoal, sem dúvida, superaram em muito o que esperávamos. Segue agora o desafio de dar continuidade a este projeto e aos demais Centros nas outras regiões do Brasil”, finalizou o coordenador da especialização.
O quê? Formatura da primeira turma do curso de Pós-graduação, em nível de especialização, em Treinador e Instrutor de Cães-guia
Onde? Auditório nobre do Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú.
Endereço: Rua Joaquim Garcia, s/n – Camboriú/SC
Quando? 23 de fevereiro de 2016