Atualizado em: 19 de setembro de 2025, 19h19.
O Campus Camboriú teve sua origem em 8 de abril de 1953, com a criação do Colégio Agrícola de Camboriú (CAC), a partir de um acordo entre o Governo Federal e o Estado de Santa Catarina, oficializado no Diário Oficial da União em 15 de abril do mesmo ano.
As atividades pedagógicas tiveram início em 1962, com a oferta do Curso Ginasial Agrícola. Já em 1965, foi criado o Curso Técnico em Agricultura, posteriormente denominado Curso Técnico em Agropecuária (1973). Em 1990, a instituição passou a ofertar esse curso também na modalidade subsequente ao ensino médio.
Inicialmente, a escola esteve sob a responsabilidade da Diretoria do Ensino Agrícola do Ministério da Agricultura, enquanto a parte didático-pedagógica era vinculada à Secretaria de Ensino de 2° Grau do Ministério da Educação (MEC). Em 1968, o Decreto nº 62.178 transferiu a responsabilidade administrativa e financeira do Colégio para a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), ficando vinculado à Pró-Reitoria de Ensino, e mantendo atividades voltadas ao ensino de 2º Grau Profissionalizante.
A partir dos anos 2000, o Colégio Agrícola de Camboriú ampliou suas áreas de atuação, passando a oferecer cursos técnicos em Informática e Meio Ambiente. Em 2003, atendendo às demandas do mercado local, foi implantado o curso de Transações Imobiliárias e, em 2008, o curso Técnico em Turismo e Hospitalidade. Em 2007, também foi implementado o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA).
No final de 2008, com a promulgação da Lei nº 11.892, o Colégio Agrícola de Camboriú foi transformado em campus do Instituto Federal Catarinense (IFC), marco que possibilitou a verticalização do ensino, com a oferta de cursos em todos os níveis: desde a qualificação profissional até a pós-graduação.
Atualmente, o IFC – Campus Camboriú conta com mais de 2.500 estudantes, cerca de 240 servidores e 50 terceirizados. Sua oferta educacional contempla:
- Cursos de qualificação profissional;
- Educação de Jovens e Adultos (EJA-EPT) ;
- Cursos de nível Técnico Integrado ao Ensino Médio;
- Cursos Subsequentes ao Ensino Médio (para quem já terminou o Ensino Médio);
- Graduação;
- Pós-graduação lato sensu;
- Mestrado em Educação.
O campus também avança no Ensino a Distância (EaD), ofertando o curso Técnico Subsequente em Defesa Civil, com expansão para cinco polos de outros Institutos Federais (IFs), e a graduação em Tecnologia em Sistemas para Internet.
Assim, o IFC – Campus Camboriú se consolida como uma instituição de ensino pública, gratuita e de qualidade, que acompanha as transformações sociais e econômicas da região, mantendo o compromisso de formar cidadãos e profissionais preparados para os desafios do mundo do trabalho.