IFC Camboriú lança Plano de Emergência Familiar – Covid-19 nas versões em libras, espanhol e inglês

terça-feira, 23 de junho de 2020

A prevenção é o melhor caminho para redução do risco de contágio do Coronavírus. Para contribuir com a comunidade, o Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú, em parceria com a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e órgãos da Defesa Civil do Estado de Santa Catarina, desenvolveram o Plano Familiar de Emergência (Plafe) – Covid-19. O Plafe, que já estava disponível em língua portuguesa, agora ganhou três novas versões: em língua brasileira de sinais (Libras), inglês e espanhol. “A tradução foi realizada para aumentar a acessibilidade das informações para os diversos públicos e também para curricularização da proteção e defesa civil nas aulas de línguas estrangeiras”, ressaltou a docente do IFC Camboriú e uma das idealizadoras do trabalho, Cleonice Beppler.

A tradução contou com a colaboração da tradutora e intérprete em libras, Sany Regina Sardá Justi, e das professoras Flávia Walter (língua espanhola) e Luciana Colussi (língua inglesa). Com maior acessibilidade, Cleonice Beppler, destaca que o Plano tem como objetivo mobilizar a família para que busque informações de fontes seguras e também diminua o risco de contágio e transmissão do vírus, preservando a saúde e bem-estar de todos.

O Plafe resume, de maneira simples, dicas de protocolos de higiene pessoal e da casa, medidas de como proceder ao sair e retornar para casa, telefones de emergência nacional e internacional, entre outros pontos relevantes que devem ser considerados para evitar a transmissão do coronavírus. A docente afirma que, o Plafe funciona como uma autoproteção da família e também destaca a importância de preencher os espaços disponíveis com os dados de saúde de cada morador da residência. “É muito importante ter o plano fixado na geladeira para que todos da família tenham conhecimento a respeito de atitudes de autoproteção, evitando a disseminação da doença”, destacou Cleonice.

Baixe aqui a versão em inglês
Baixe aqui a versão em espanhol
Baixe aqui a versão em português

Confira o vídeo do Plano Familiar de Emergência (Plafe) – Covid-19 na versão em Libras: