IFC Camboriú consulta comunidade sobre criação de curso superior na modalidade EaD

sexta-feira, 2 de julho de 2021

O Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú está com a consulta pública aberta, até 18/07, para verificar o interesse da comunidade sobre a criação do curso superior em Tecnologia em Sistemas para Internet, primeiro na modalidade Educação a Distância (EaD) da instituição. A consulta pública faz parte da política de criação de novos cursos nos Institutos Federais (IFs) e visa apresentar à sociedade a proposta para apreciação. Caso os participantes da consulta votem a favor, o projeto ainda tramitará pelo Conselho Superior (CONSUPER) do IFC para aprovação final.

De acordo com a diretora-geral do IFC Camboriú, Sirlei Albino, a ideia surgiu da reitoria, que solicitou aos campi a criação de uma proposta de um curso na modalidade EaD. “O campus Camboriú, especialmente os professores da área de Tecnologia da Informação, abraçaram a ideia e a direção está apoiando. Toda a equipe está se adaptando, criando um novo Projeto Pedagógico do Curso (PPC), e nossa perspectiva é muito grande, pois dependendo do sucesso, outros cursos EaD poderão ser criados no IFC”, destacou a diretora.

Para a diretora, entre os benefícios da modalidade EaD para a comunidade está a facilidade de acesso às pessoas que trabalham e às vezes não dispõem de tempo para se deslocar até o campus. “Conseguiremos atingir um público maior, faixas etárias variadas e também as pessoas das cidades vizinhas”, ressaltou a diretora.

Se você tem interesse em participar da consulta pública, acesse o link para dar a sua opinião: https://bit.ly/consultaTSI

Conheça a proposta do curso:

Tecnologia em Sistemas para Internet é um curso tecnológico de graduação com ênfase em desenvolvimento de sistemas de software para a Internet. Disciplinas específicas da área, como tecnologias Web, linguagens de programação, engenharia de software, redes de computadores, bancos de dados, arquitetura computadores e sistemas operacionais familiarizam o aluno com as questões ligadas ao desenvolvimento de sistemas de software para a Internet.

Objetivos específicos do curso:
– Desenvolver o raciocínio lógico-matemático;
– Obter formação em desenvolvimento de software para ambiente internet, intranet e móvel;
– Trabalhar em programação de computadores e em engenharia de software para o ambiente Internet, intranet e móvel;
– Projetar e implementar sistemas de computação para internet, intranet e dispositivos móveis.

Duração: 2 anos e meio (5 semestres – 2000h)
Modalidade: Educação a Distância (EaD), com avaliações na forma presencial.
Quantidade de vagas: 40

Qual área de atuação do profissional formado em Tecnologia em Sistemas para Internet?
O profissional formado tem habilidades para projetar, desenvolver, testar, implantar, manter, avaliar e analisar páginas para sites de Internet e intranets, sistemas de comércio eletrônico e aplicativos para plataformas móveis para a Internet. Avalia, especifica, seleciona e utiliza metodologias e ferramentas adequadas para o desenvolvimento das aplicações. Também elabora e estabelece diretrizes para a criação de interfaces adequadas à aplicação de acordo com características, necessidades e público-alvo. Vistoria, realiza perícia, avalia, emite laudo e parecer técnico em sua área de formação.

Texto: Cecom/Camboriú

Imagem: Elisete Silva