Menu principal
 

IFC consulta comunidade sobre criação de curso técnico em Cuidados de idosos

quinta-feira, 23 de setembro de 2021

O Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú está com consulta pública aberta, até 05/10, para ouvir a opinião da comunidade sobre a criação do curso técnico em Cuidados de idosos. A proposta é de um curso de nível pós-médio (subsequente), com dois anos de duração. Se aprovado, o curso técnico em Cuidados de idosos será o primeiro técnico público na área em Santa Catarina.

A consulta é on-line e qualquer pessoa (física ou jurídica) pode participar, basta preencher o formulário disponível em: https://bit.ly/cuidadosIdoso

A consulta pública faz parte da política de criação de novos cursos nos Institutos Federais (IFs) e visa apresentar à sociedade a proposta para apreciação. Caso os participantes da consulta votem a favor, o projeto ainda tramitará pelo Conselho Superior (CONSUPER) do IFC para aprovação final.

Sobre a proposta

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil conta com aproximadamente 23 milhões de idosos, o que representa cerca de 10% da população brasileira. A projeção da Organização Mundial de Saúde (OMS) indica que a perspectiva é chegar a 35 milhões, em menos de 20 anos. O município de Camboriú conta com uma população de 62.361 habitantes (dados IBGE), sendo, aproximadamente, 10% da população idosa. A cidade vizinha, Balneário Camboriú, tem uma população de, em média, 33% de idosos.

De acordo com a coordenadora da proposta, Flávia Fernandes, Camboriú e região possuem uma carência de profissionais técnicos na área, devido ao crescente envelhecimento da população. “Nosso objetivo é capacitar o aluno a desenvolver habilidades no cuidado com o idoso, respeitando os aspectos físico, mental, social e legal, além de um relacionamento humanizado com a pessoa, seus familiares e equipe de saúde”, destacou Flávia.

Link da consulta: https://bit.ly/cuidadosIdoso

Participe!