IFC Camboriú recebe certificação do Selo Social pelo quarto ano consecutivo

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

O Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú recebeu a certificação do Selo Social pela elaboração de 12 projetos, 57 impactos sociais e 4.454 atendimentos no município de Camboriú, somente no ano de 2022. De acordo com a coordenadora de estágio, extensão e egressos, Michela Cancillier, o IFC Camboriú atua em três frentes no Programa Selo Social: Articulador, Conselheiro e Participante. “No papel articulador, desde 2017, o campus contribuiu para o desenvolvimento de 61 organizações certificadas, 177 projetos assessorados e 661 impactos registrados. Como Conselheiro, desde 2018, colaborou em prol do desenvolvimento social do Ciclo 2022 – Quarto Ciclo – Planejando e inovando”, destacou. Além disso, desde 2019, é certificado pelos trabalhos desenvolvidos que impactam a sociedade.

Confira quais foram os projetos do IFC Camboriú, que receberam a certificação:

1) Brinquedoteca e Atelier pedagógico: diálogos com pedagogias ecológicas e da infância. Coordenado pela professora Degelane Cordova Duarte, bolsista Daiane dos Santos Souza Albuquerque e Gislaine Scarlat Cunha.
2) Mundos em Movimentos. Coordenado pela professora Michele Leão de Lima Avila, com a atuação das bolsistas: Milena Boaventura Portes e Izabelly de Oliveira Moraes;
3) Relógio Medicinal: Educando para a Saúde. Coordenado pelo professor Wilson Jose Morandi Filho, com a bolsista Leticia Andrin Antunes Moreira;
4) Letramento literário: formação de círculos de leitura em ambientes escolares. Coordenado pela professora Daniele Soares de Lima, com a atuação da bolsista Karina Finatto.
5) Grupo de estudos e debates sobre arte e educação ambiental na formação de professores. Coordenado pela professora Debora de Fátima Einhardt Jara, com atuação da bolsista Elisa Mariana Wunderlicht Poscheidt.
6) Visitas Guiadas ao IFC Camboriú. Coordenado pela professora Claudia Damo Bertoli, com a atuação das bolsitas Bruna Peterle Linhares, Vitoria da Silva, Rânia Aparecida dos Santos Eduardo e Evelyn Dutra Bento.
7) Educação e saúde para envelhescência. Coordenado pela professora Flávia de Souza Fernandes;
8) Você está preparado? Coordenado pela professora Cleonice Maria Beppler, com atuação da bolsista Ana Paula Menoncin;
9) Plataforma museu da pessoa: cada escola um museu. Coordenado pela professora Sônia Regina Lamego Lino, com atuação da bolsista Julia Casagrande Ambrosini.
10) Formação dos trabalhadores envolvidos no Turismo de Base Comunitária em Camboriú e região. Coordenado pela professora Larissa Regis Fernandes;
11) Jardim Sensorial: contribuições pedagógicas do/no IFC – Campus Camboriú. Coordenado pela professora Andressa Graziele Brandt, com atuação dos bolsistas do PET: Vanda Maria Vital Barroso, Valquiria de Borba Guizoni, Rafaela Braga de Ataide e Maria Anália Vieira Azevêdo.
12) Núcleo Solidário – Campanha Agasalho 2022, em parceria com as instituições de Camboriú.

Os projetos desenvolvidos pelo IFC Camboriú impactaram também em 14 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), confira quais foram:

2: Fome zero e agricultura sustentável;
3: Saúde e bem estar;
4: Educação de qualidade;
5: Igualdade de gênero;
6: Água potável e saneamento;
8: Trabalho decente e crescimento econômico;
10: Redução das desigualdades;
11: Cidades e comunidades sustentáveis;
12: Consumo e produção responsáveis;
13: Ação contra a mudança global do clima;
14: Vida na água;
15: Vida terrestre;
16: Paz, justiça e instituições eficazes;
17: Parcerias e meios de implementação.

A cerimônia de certificação foi realizada na primeira quinzena de fevereiro, no Teatro Bruno Nitz, em Balneário Camboriú. Durante o evento, o Instituto Selo Social, em parceria com o IFC Camboriú e Prefeituras de Camboriú e Balneário Camboriú, Associação Empresarial das cidades mencionadas, certificaram as organizações que demonstraram compromisso social com os municípios de Camboriú e Balneário Camboriú, no ano de 2022.

Confira as fotos do evento:

Cr´édito das imagens: Instituto Selo Social