Reditec Sul discute novos tempos da Rede federal

segunda-feira, 22 de maio de 2023

Em 2023, ano em que a Rede Federal completa 15 anos, a preocupação com o futuro foi o tema da 4ª edição da Reditec Sul, realizada no Campus Camboriú do IFC entre os dias 15 e 17 de maio.  O evento reuniu os dirigentes e as dirigentes, reitores, pró-reitores e pró-reitoras, diretores e diretoras sistêmicos e de campus dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia situados na Região Sul do Brasil.

A Carta de Camboriú, divulgada ao final do evento, reafirma o compromisso das equipes com a consolidação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT) e com a ciência, a inclusão social, a qualidade da educação e o desenvolvimento sustentável. O evento tornou evidente a necessidade de defesa de uma Rede Federal inclusiva e plural, que valorize a diversidade e respeite as diferenças de cada um dos sujeitos envolvidos nos processos — e, ainda, a necessidade de ampliação dos cursos técnicos integrados, dos cursos EJA/EPT e da formação contínua dos trabalhadores da educação.

A carta é assinada pelo Instituto Federal Catarinense,  Instituto Federal de Santa Catarina. Instituto Federal do Paraná,  Instituto Federal Farroupilha,  Instituto Federal Rio Grande do Sul,  Instituto Federal  Sul-Rio-Grandense, e pode ser acessada no link abaixo:

CARTA DE CAMBORIÚ – REDITEC SUL 2023

Participaram gestores dos Institutos Federais de Santa Catarina (IFC e IFSC), Paraná (IFPR) e do Rio Grande do Sul (IFFar, IFSul e IFRS). A reunião contou também com a presença de autoridades do Governo Federal, atuantes em cargos nos Ministérios: da Educação (MEC); Esporte e dos Direitos Humanos e da Cidadania.

Confira o álbum completo com as fotos oficiais do evento em bit.ly/albumreditecsul23

Texto: Cecom/Reitoria