Comissão eleitoral divulga resultado preliminar da consulta para cargos de reitor, direção-geral e conselheiros no IFC

quarta-feira, 13 de setembro de 2023

Estudantes e servidores do Instituto Federal Catarinense (IFC) participaram nesta terça-feira, 12 de setembro, do processo de consulta eleitoral para a escolha de reitor, diretores(as)-gerais de 13 campi, representantes do Conselho Superior (Consuper) e do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe).

Neste processo estavam aptos a votar 15.136 eleitores, sendo 13.404 estudantes, 891 professores e 841 técnicos administrativos em educação. Os servidores votaram para reitor, diretor(a)-geral, representante do Consuper e do Consepe. Os estudantes votaram para reitor, diretor(a)-geral e representante do Consuper. O processo de votação foi realizado com urnas eletrônicas do Tribunal Regional Eleitoral – TRE de Santa Catarina, em seções organizadas em todas as unidades do IFC.

Além do reitor, foram escolhidos(as) diretores(as)-gerais dos campi Araquari, Blumenau, Brusque, Camboriú, Concórdia, Fraiburgo, Ibirama, Luzerna, Rio do Sul, Santa Rosa do Sul, São Bento do Sul, São Francisco do Sul e Videira.

Conforme resultado preliminar os mais votados para cargos de reitor e direção-geral foram:

Rudinei Kock Exterckoter

Direção-geral de campus:

Araquari: Fernando José Braz
Blumenau: Aldelir Fernando Luiz
Brusque: Jéssyca Bózio Cipriano
Camboriú: Sirlei de Fátima Albino
Concórdia: Alessandra Carine Portolan
Fraiburgo: Vanderlei Cristiano Juraski
Ibirama: Douglas Hörner
Luzerna: Mario Wolfart Junior
Rio do Sul: Paula Andrea Grawieski Civiero
Santa Rosa do Sul: Cristiano Antonio Pochmann
São Bento do Sul: Alessandro Iavorski
São Francisco do Sul: Adalto Aires Parada
Videira: Manassés Ribeiro

Confira o resultado preliminar completo na página do Consuper

Próximos passos

Conforme edital, após o prazo para recursos, o resultado final da consulta será divulgado entre 20 e 21 de setembro e encaminhado para a validação no Consuper. Em seguida, o resultado é enviado para o Ministério da Educação (MEC). A nomeação do reitor é prerrogativa do presidente da República. A posse do novo reitor é prevista para janeiro de 2024 com mandato até 2028. Os cargos de direção-geral de campus também têm mandato de 4 anos e serão empossados pelo reitor. Os membros dos conselhos também são nomeados aos cargos pelo reitor e terão mandato de 2 anos, de 2024 até 2026.

Todo processo de consulta é coordenado pela Comissão Eleitoral Central (CEC), com apoio das comissões eleitorais locais (CELs). As informações referentes às eleições estão disponíveis na página do Consuper.

Texto: Cecom/Reitoria/Rosiane Magalhães
Fotos: Cecom Concórdia/Nanachara Sperb e Cecom Sombrio/Patrícia Pereira