Menu principal
 

Projeto “Sinalizando pelo IFC” celebra conquistas da comunidade surda

terça-feira, 26 de setembro de 2023

E para marcar o Dia nacional do surdo, 26/09, o projeto de extensão “Sinalizando pelo IFC” reuniu os estudantes das escolas CAIC Jovem Ailor Lotério e Profª Ivone Teresinha Garcia para uma comemoração a respeito das conquistas e da valorização da cultura surda.

O projeto do IFC, que iniciou em junho deste ano, atende as escolas do ensino fundamental da rede municipal de Camboriú. De acordo com a coordenadora Sany Justi Sardá, a proposta é proporcionar um ambiente de acesso às informações e conhecimentos que auxiliem na formação humana daqueles que integram a comunidade surda.

Os encontros são semanais, realizados todas as segundas-feiras. “Cada semana os estudantes participam e aprendem alguma atividade no campus. Contamos com vários parceiros no projeto: Programa de Educação Tutorial (PET), zooterapia, IFMAKER, relógio medicinal, museu de insetos, entre outros”, destacou Sany.

A professora e assistente de alunos da escola Ivone Teresinha Garcia, Rosângela Knak Gomes, percebeu com o projeto o quanto é importante aprender a Língua Brasileira de Sinais (Libras). “Aqui as crianças também estão conseguindo aprender um pouco de Libras e ter um contato mais próximo com a comunidade surda”, finalizou Rosângela.

Crédito das imagens: arquivo Sany Justi Sardá