No dia 28/05, a partir das 19h30, o auditório do Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú recebe o primeiro encontro do VII Ciclo de debates em educação e temas contemporâneos na/da educação. O evento é aberto ao público e gratuito.
O encontro terá a participação de Ana Lúcia Fernandes Barreto Moraes e Amanda Vidal Silva, integrantes das redes municipais de ensino de São José (SC) e Balneário Camboriú. O VII Ciclo traz para o debate o tema: “Os Fóruns de Educação Infantil e seu papel histórico na luta pela defesa, promoção e garantia dos direitos das crianças de 0 a 6 anos à Educação Infantil de qualidade socialmente referenciada”.
Organização: cursos de Licenciatura em Pedagogia e Mestrado em Educação do IFC Camboriú. Apoio do Fórum Catarinense de Educação Infantil e Fórum Regional de Educação Infantil da Foz do Rio Itajaí (FREI FOZ).
Confira o currículo das palestrantes:
Ana Lúcia Fernandes Barreto Moraes
É professora efetiva de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de São José/SC. Graduada em Pedagogia pela UDESC e Mestre em Educação pelo PPGE-UFSC. Realizou a dissertação intitulada: “Fórum Catarinense de Educação Infantil: uma análise da trajetória do movimento em defesa da Educação Infantil em Santa Catarina no período de 1999-2017”, defendida no ano de 2018. Este estudo foi feito a partir da sua experiência como integrante no Fórum Regional da Educação Infantil da Grande Florianópolis e no Fórum Catarinense de Educação Infantil (FCEI). Ana Lúcia também integra o Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância – NUPEIN-UFSC.
Amanda Vidal Silva
É professora efetiva da Educação Infantil da Rede de Ensino de Balneário Camboriú, desde 2016. Pedagoga pela UNIOESTE-PR, especialista pelo IFC, mestre e doutoranda em Educação pelo PPGE-UFSC. Desde a graduação, Amanda tem se dedicado aos estudos relacionados à ditadura no Brasil, na relação com a infância, atravessada por marcadores sociais da diferença, como gênero, classe, raça e geração. É egressa do curso de especialização do IFC campus Camboriú, eixo Educação da Pequena Infância. Continuou seus estudos na UFSC, cursando mestrado e agora o doutorado no PPGE-UFSC. Amanda é membro do Grupo de Pesquisa Núcleo Vida e Cuidado: Estudos e Pesquisas sobre Violências e do Grupo Etnografia e Infância – GEPEI, ambos na UFSC. Atua nas causas das infâncias e das mulheres, que em 2019 participou da criação do Fórum de Educação Infantil da Foz do Rio Itajaí – FREIFOZ. Integra o Fórum catarinense de Educação Infantil e, ainda, compõe a diretoria da Associação de Professores e Especialistas de Balneário Camboriú (APROBC).