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Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) do IFC completa 5 anos

segunda-feira, 27 de maio de 2024

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) do Instituto Federal Catarinense (IFC) comemora cinco anos nesta segunda-feira, 27/05. Embora jovem, o PPGE já contabiliza 59 mestres em sua trajetória. Confira todos os detalhes da história do Programa:

Em dezembro de 2018, na 181ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), o PPGE-IFC foi autorizado a iniciar suas atividades. O reconhecimento pelo Ministério da Educação foi divulgado em 13 de maio de 2020, através da Portaria no 479.

No início de 2019, o PPGE realizou o seu primeiro processo seletivo de alunos regulares, selecionando 20 candidatos/as que formaram a turma que deu início ao curso de mestrado em Educação. A aula inaugural do programa ocorreu em 27 de maio de 2019, sendo esta a data considerada como seu aniversário.

Nos anos de 2020, 2021, 2022 e 2023, outras quatro turmas de 20 mestrandos/as ingressaram no PPGE-IFC.

Os primeiros mestres do PPGE-IFC se formaram em 2021, ano este que consolidou o processo formativo do Curso de Mestrado em Educação.

Durante estes cinco anos de PPGE-IFC, um intenso trabalho foi desenvolvido com a participação ativa dos servidores professores e técnicos do Programa. O PPGE-IFC organizou eventos internos anuais, tais como: Semanas do PPGE, Seminários de Pesquisa, Seminários de autoavaliação, Ciclos de Conversas e aulas inaugurais semestrais que integraram o curso de Mestrado com as licenciaturas do IFC Campus Camboriú.

Foram construídas normativas internas e institucionais com a participação de docentes e técnicos do PPGE, documentos que orientam e regulam as atividades do Programa, como por exemplo, o Regimento Geral da Pós-Graduação (Resolução nº 047 Consuper/2020), Regimentos internos do PPGE (Resoluções nº 14 – CONSUPER/2018 e nº 62/2021 – CONSUPER de 21/12/2021), Planejamento Estratégico do PPGE 2021-2024, Regulamento do credenciamento de docentes (Resolução nº 17/2023 – CONSUPER), e Regulamento para ações afirmativas nos cursos de Pós-Graduação (Resolução nº 47 Consuper/2022). Outras normativas encontram-se em elaboração, como o novo Planejamento Estratégico do programa 2025-2028 e a Resolução que regulamenta o pós-doutorado nos cursos Stricto Sensu do IFC.

Foram realizados cinco processos seletivos de alunos regulares, oito processos seletivos de alunos especiais, quatro processos de credenciamento de docentes e um processo seletivo de professores visitantes, todos através de editais gerenciados por comissões próprias do Programa.

Internamente, os docentes do PPGE ofertam disciplinas, participam das bancas de qualificações e de defesas, realizam as orientações de mestrado, participam de grupos de pesquisa, são membros do colegiado e de comissões internas, realizam projetos de pesquisa e de extensão e publicam os resultados de suas pesquisas em formato de capítulo de livro, livros e periódicos da área.

Para além do PPGE-IFC, mas diretamente relacionado ao Programa, os docentes participam como membros de bancas de qualificações e defesas em outros PPGs, participam de eventos da área nacionais e internacionais, atuam em comitês científicos e coordenações de eixo da Anped, como avaliadores de trabalhos, organizadores, palestrantes e/ou apresentadores de trabalhos com publicações em anais. Também são membros de comitês científicos de periódicos, participam de projetos de pesquisa interinstitucionais, programas institucionais de formação de professores, além de processos de formação continuada nas Redes de Ensino.

Atualmente o PPGE possui 16 professores e um secretário, todos comprometidos de maneira coletiva e solidária, visando alcançar os critérios exigidos pela Capes, em favor de uma formação de qualidade socialmente referenciada e da consolidação do programa.

Assim, em comemoração a esta data, apresentamos a seguir dados obtidos pelo PPGE em seus cinco anos de existência:

Processos seletivos de alunos regulares:

O PPGE-IFC realizou cinco processos seletivos de alunos regulares do curso de mestrado em Educação no período de 2019 a 2023, totalizando 1384 candidatos. A tabela 1 apresenta a relação do número de candidatos e de vagas ofertadas por ano.

Tabela 1 – Processos seletivos anuais com número de candidatos e número de vagas ofertadas
AnoCandidatosVagas
201931420
202025420
202144420
202222820
202314420
Total nos 5 anos1384100

Discentes:

Ao mapear os municípios de residência de alunos regulares matriculados no PPGE-IFC, de 2019 a 2024, observamos que apenas uma discente reside fora do estado de Santa Catarina, em Curitiba, no estado do Paraná. No total, 68,3% são residentes em  municípios da mesorregião do Vale do Itajaí, 20,8% em municípios da mesorregião da Grande Florianópolis, 9,8% na mesorregião do Norte Catarinense e 0,8% na mesorregião Serrana. Em termos de concentração, 52,5% de todos os alunos e egressos do programa residem nos municípios que compreendem a região do Baixo Vale do Itajaí, onde o Campus Camboriú está localizado. A Figura 1 apresenta uma representação visual da extensão do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), do Instituto Federal Catarinense (IFC) no que tange à formação de mestres na área educacional, delimitando sua abrangência geográfica, considerando os municípios de residência dos alunos matriculados até 2024.

Figura 1: Mapa de Santa Catarina dividido por mesorregiões e localização dos municípios com residência de alunos matriculados no Curso de mestrado em Educação no período de 2019 a 2024.

Formação de mestres:

Até seu aniversário de cinco anos, o PPGE-IFC formou 59 mestres.

AnoDefesas
202117
202216
202317
2024 (até 27/05/2024)09

O prazo regular de conclusão do curso é de 30 meses, porém em razão da Pandemia do Covid 19, algumas pesquisas precisaram alterar os cronogramas de trabalho, resultando em prorrogações de prazo de conclusão do curso. Apesar deste período de Pandemia ter impactado no prazo de conclusão, o Curso de Mestrado em Educação teve um índice de evasão considerado baixo, tendo a seguinte taxa de sucesso das turmas que já finalizaram o curso:

TurmaVagasConcluintesTaxa de sucesso
2019201890%
2020201785%
2021201995%

Obs.: A turma de 2022 tem prazo regular de conclusão até 31/08/2024.

Bolsistas:

O PPGE conta/ou com o financiamento de quatro agências de fomento para bolsas: CAPES, CNPq, UNIEDU/FUMDES e FAPESC. Atualmente o programa tem 5 Bolsistas CAPES, 1 Bolsista CNPq, 2 Bolsistas FAPESC e 1 FAPESC/CAPES.

Mobilidade estudantil:

Em 2023, em parceria com a PROPI-IFC, foi aberto o primeiro edital de auxílio para mobilidade estudantil internacional, destinado a alunos/as dos cursos Stricto Sensu do IFC e o PPGE foi contemplado com uma vaga. Assim, temos  uma acadêmica em mobilidade internacional na Escola de Educação Superior do Instituto Politécnico de Viana do Castelo – ESE-IPVA, região norte de Portugal. 

Produções Bibliográficas de 2019 a 2023:

Ao todo, os docentes e discentes do PPGE e participantes externos, divulgaram os conhecimentos produzidos no programa através de produções bibliográficas, totalizando no período de 2019 a 2023:

Artigos em periódicos112
Livros autorais, capítulos ou apresentação de livros111
Trabalhos em anais de eventos nacionais e/ou internacionais183

PPGE Institucional:

Os 16 docentes do PPGE são provenientes de 6 Campi do IFC: Rio do Sul (região Alto Vale do Itajaí), Abelardo Luz e Concórdia (região oeste), Araquari e  São Bento do Sul (região norte) e Camboriú (sede do programa localizado na região Baixo Vale do Itajai).


Avaliação e Autoavaliação:

O PPGE participou da avaliação quadrienal 2017-2020, mas em razão de ter iniciado o curso em 2019 e não ter egressos no período de avaliação, contou com uma avaliação parcial e recebeu a nota 3.

Essa avaliação ocorre por meio do relatório quadrienal, produzido de forma coletiva, com informações relativas à estrutura física, administrativa e currículo dos cursos do Programa, à qualidade da formação ofertada (através de informações que compreendem o trabalho e a produção de docentes, discentes e egressos) e os impactos do programa na sociedade (através da inserção social e da internacionalização).

O PPGE passará por sua segunda avaliação quadrienal no ano de 2025 que compreenderá o período de 2021-2024, e esta será sua primeira avaliação completa.

Além da avaliação conduzida pela Capes, o PPGE-IFC está implementando um projeto contínuo de autoavaliação, em consonância com os critérios da avaliação quadrienal, para identificar as potencialidades e limites do Programa e propor melhorias através da revisão do planejamento estratégico. 

Mais informações do PPGE:

A página do PPGE (www.ppge.ifc.edu.br) conta com informações sobre o Programa e o Curso de Mestrado em Educação, tais como, as linhas de pesquisa, estrutura curricular, regimento interno e outros documentos, grupos de pesquisas, comissões internas, informações dos docentes, discentes e egressos, acesso às dissertações defendidas e publicizadas no repositório institucional, acesso aos editais de processos seletivos anteriores e informações sobre os eventos organizados pelo PPGE ou em parceria com este Programa. Além disso, a página contém os meios de contato com a secretaria e com a coordenação do Programa.

O PPGE também possui o instagram @divulga.ppge.ifc para divulgar suas ações.

Frente ao aqui exposto, vê-se um jovem Programa, ocupando seu papel em uma instituição pública, gratuita e laica, comprometido com a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e democrática.

Texto:

Alexandre Vanzuita (Coordenador do PPGE-IFC)

Leonardo Caparroz Cangussu (Secretário do PPGE-IFC)

Roseli Nazário (Coordenadora adjunta do PPGE-IFC)