
O Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú está em fase de elaboração de um acordo de cooperação técnica com a Prefeitura de Camboriú para reativar o funcionamento do abatedouro da instituição para apoiar os pequenos produtores locais.
A diretora-geral do IFC Camboriú, Sirlei Albino, ressalta a importância do termo de cooperação diante da redução orçamentária enfrentada pela instituição nos últimos anos. “Em virtude do orçamento, não conseguimos mais manter sozinhos a infraestrutura do abatedouro. Esse termo de cooperação visa garantir a manutenção do espaço e também o apoio ao processo de abate, o que também viabilizará as práticas didáticas dos nossos cursos que utilizam a escola-fazenda”, explica.
“Além disso, a parceria tem como objetivo oferecer suporte aos pequenos agricultores da cidade, permitindo o abate legalizado e com a certificação necessária, o que possibilitará a comercialização das carnes de forma regularizada”, destacou a coordenadora de estágio, extensão e egressos do campus, Dávila Souza.
Segundo a diretora-geral, Sirlei Albino, a parceria com a Prefeitura representa um avanço tanto para a comunidade acadêmica quanto para os pequenos agricultores do município, promovendo segurança alimentar e fortalecimento da economia local.