Menu principal
 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
 

IFC Camboriú promove curso gratuito de Educação especial na perspectiva inclusiva

terça-feira, 22 de abril de 2025

O Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú está com as inscrições abertas, até 07/05, para o curso GRATUITO de qualificação profissional para gestores de escolas públicas em Educação Especial na Perspectiva Inclusiva.

Ao todo, serão ofertadas 225 vagas para gestores e professores da Educação Básica da rede pública de educação, que atuam com o público da educação especial em uma perspectiva inclusiva. A realização da qualificação está condicionada à liberação de recursos da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O curso terá carga horária de 180 horas, e as aulas têm previsão para iniciar no dia 21/05 e terminar em 11/12. A qualificação será ministrada de forma híbrida, com aulas presenciais (mensais, no período noturno – calendário no edital) e remotas (on-line).

Inscrições

Para participar, é necessário ter 18 anos até a data da matrícula e ser gestor ou professor de escolas da rede pública da microrregião do Vale do Itajaí.

As inscrições devem ser realizadas de forma on-line, por meio do link: https://sig.ifc.edu.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf?aba=p-processo&nivel=F

Seleção

Caso o número de inscritos seja superior à quantidade de vagas ofertadas, será realizado um sorteio público das inscrições homologadas. Os sorteados até a quantidade de vagas disponíveis serão considerados aprovados. Os demais ficarão em lista de espera.

Sobre o curso:

O curso visa formar os gestores e os professores de escolas da Educação Básica da rede pública de educação que atuam com o público da educação especial, em uma perspectiva inclusiva, no que se refere à garantia do direito de acesso à escolarização e a eliminação de barreiras que possam restringir a participação, a aprendizagem, a permanência e o êxito do público-alvo da educação especial no contexto escolar, em igualdade de condições com as demais pessoas, fortalecendo a formação continuada de professores.

Para mais informações, confira aqui o edital


Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.