Menu principal
 

Professora do IFC Camboriú coordena pesquisa sobre impactos do Novo Ensino Médio nos Institutos Federais

sexta-feira, 28 de novembro de 2025

A professora Filomena Lucia Gossler Rodrigues da Silva, do Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú, é uma das coordenadoras do e-book  publicado recentemente intitulado: “Relações entre o Novo Ensino Médio e o currículo integrado: uma análise dos Institutos Federais”. A obra reúne análises que investigam, em profundidade, as implicações políticas da Contrarreforma do Ensino Médio e seus efeitos sobre o Ensino Médio Integrado no âmbito dos Institutos Federais.

O e-book é resultado de um projeto de pesquisa interinstitucional, financiado pela Chamada nº 40/2022 – Linha 3B – Projetos em Rede – Políticas públicas para o desenvolvimento humano e social do CNPq. A pesquisa foi coordenada por Filomena (IFC), Maria Raquel Caetano (IFSUL) e Lucas Barbosa Pelissari (IFPR/Unicamp), e desenvolvida desde dezembro de 2022.

Segundo Filomena, o estudo teve como principal objetivo identificar, descrever e analisar em que medida o Novo Ensino Médio, instituído pela Lei 13.415/2017, produziu ou vem repercutindo sobre o currículo e a formação dos estudantes dos Institutos Federais, especificamente no que diz respeito ao estabelecimento do quinto itinerário formativo.

A obra conta com a participação dos docentes Filomena L. G. R. da Silva e Airton Zancanaro, da mestranda Karina Cavassani Klappoth e egressa Tamiris Possamai, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) do IFC Camboriú, que integram tanto o corpo de autores quanto a equipe de organização.

Confira o e-book aqui