
Para integrar a programação da Semana da Consciência Negra, promovida Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI), o auditório do IFC Camboriú recebeu o primeiro Festival de Teatralidade Educativa Antirracista. O festival reuniu estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, que apresentaram montagens teatrais centradas na trajetória, na força e na resistência das populações afro-brasileiras ao longo da História do Brasil.
De acordo com o professor do campus, Ivan Carlos Serpa, as peças foram construídas a partir da metodologia da teatralidade educativa, um conjunto de técnicas teatrais desenvolvido pelo docente como ferramenta de aprendizagem na educação científica e tecnológica.
Confira quais foram as peças apresentadas:
• “As contribuições dos africanos à agricultura brasileira”
Autoria e direção: Emilly Cristina Borges Zailo e Guilherme dos Santos Povorosnik
• “Capoeira, a luta pela liberdade”
Autoria e direção: Caio Henrique Stakowski Gonçalves
• “Besouro Mangangá”
Autoria e direção: Nátaly Hannah da Costa Barros
• “Ubuntu”
Autoria: Brenda Borges dos Santos, Maria Clara Azevedo Camilo, Ana Beatriz Florêncio, Sabrina Mateus de Souza, Victor Asafe Pereira Costa e Isadora Baron de Oliveira
O evento também contou com a apresentação do grupo de danças folclóricas coordenado pela professora Larise Piccinini, com a coreografia “Galanteio Carimbó”.
O festival teve coordenação geral do professor Ivan Carlos Serpa e direção artística da professora Andrea Bazzo.
Crédito das imagens: Ivan Carlos Serpa







