
A educação humanizada e socialmente engajada fazem parte da missão e visão do Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú. O projeto extensionista Literatura na Escola, coordenado pela professora de Português, Lívia Perenha, está entre as ações que exemplificam como o trabalho pode ser desenvolvido fora de sala de aula e conectado com a comunidade.
De acordo com a docente, no IFC Camboriú, a formação de estudantes é pautada por uma educação que valoriza a leitura como instrumento de reflexão e transformação social. “As atividades vão além do ensino tradicional, incentivando a leitura de obras literárias relevantes e promovendo rodas de conversa que abordam temas sociais, culturais e éticos, com foco na formação de cidadãos críticos e conscientes”, destaca.
Entre as atividades promovidas pelo projeto, estão as visitas ao asilo de Camboriú, onde os estudantes realizaram leituras de obras literárias e compartilharam momentos de escuta e convivência com os idosos. “Essa experiência promoveu integração, inclusão social e reafirmou o papel da literatura na construção de valores humanitários”, ressalta.
Para Livia, ações como esta demonstram o compromisso do IFC Camboriú em oferecer uma educação processual e consciente, que prepara os estudantes para atuarem de forma ética, empática e engajada na sociedade. “A instituição reforça seu papel na formação de indivíduos capazes de promover mudanças positivas em suas comunidades por meio da leitura, do diálogo e do respeito às diferenças”, explica.