
Representantes do Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú participaram, nesta semana, de uma série de agendas em Brasília voltadas ao fortalecimento de políticas públicas de acessibilidade, tecnologia assistiva e formação profissional. As atividades incluíram participação em evento nacional e reuniões em ministérios.
II Fórum Nacional de Tecnologia Assistiva
A comitiva esteve presente no II Fórum Nacional de Tecnologia Assistiva, organizado pelo Comitê Interministerial de Tecnologia Assistiva (CITA), do qual participam Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), Ministério da Saúde (MS), Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e Ministério da Educação (MEC).
De acordo com a diretora-geral do IFC Camboriú, Sirlei Albino, durante o evento, foi realizada a defesa do Centro de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-guia e Inclusão e apresentadas as propostas de criação dos cursos Técnico em Treinador de Cães de Assistência e Técnico em Terapias Assistidas por Animais.
O coordenador do Centro, Rogério Luis Kerber, participou das agendas e destacou a relevância do trabalho já desenvolvido pelo IFC. “O Centro de Treinadores e Instrutores de Cães-Guia e Inclusão tem como compromisso ampliar o acesso, fortalecer a inclusão e formar profissionais preparados para atender uma demanda crescente no país”, afirmou.
Para a diretora-geral do campus, Sirlei Albino, a participação do IFC Camboriú nesses espaços reforça o papel social da instituição. “Essas agendas mostram que estamos atentos às necessidades da sociedade e empenhados em oferecer formações que realmente façam diferença na vida das pessoas”, destacou.
A presença da comitiva contou também com o apoio do IF Goiano – Campus Urutaí e com a participação do prefeito de Camboriú, Leonel Pavan, fortalecendo a articulação em torno das pautas nacionais de inclusão.
Na ocasião, também foi entregue à Sônia da Costa, diretora de Tecnologia Social, Economia Solidária e Tecnologia Assistiva, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), uma carta de intenção manifestando o interesse do campus em sediar o Centro de Acesso, Pesquisa e Inovação em Tecnologia Assistiva (CAPTA). “Ao pleitear o CAPTA, buscamos consolidar o campus como polo de pesquisa e desenvolvimento em tecnologia assistiva, atraindo projetos, parcerias e ampliando as possibilidades de formação”, explicou a diretora-geral Sirlei Albino.
Secretaria Nacional do Paradesporto
Em visita à Secretaria Nacional do Paradesporto, a comitiva entregou uma carta de intenção ao coordenador-geral de planejamento e monitoramento da política pública paradesportiva, Rodrigo Machado, manifestando o interesse do IFC Camboriú em receber um Centro Paralímpico no município. Para Sirlei Albino, a iniciativa representa um marco para o desenvolvimento regional. “Estamos construindo possibilidades de transformar Camboriú em referência em inclusão, esporte e acessibilidade”, afirmou.
Ministério do Trabalho e Emprego
A comitiva também esteve no Ministério do Trabalho e Emprego para tratar do Catálogo Brasileiro de Ocupações (CBO). Na ocasião, foram discutidas necessidades de atualização referentes ao curso Técnico em Defesa Civil e apresentadas novas demandas de CBOs relacionadas às formações em Técnico em Treinador de Cães de Assistência e Técnico em Terapias Assistidas por Animais. A pauta foi conduzida com a articulação do deputado federal Jorge Goetten e a defesa da professora Cleonice Beppler, coordenadora nacional do curso Técnico em Defesa Civil EaD — formação atualmente ofertada em cinco macrorregiões do país.









